Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, março 31, 2010

O aumento de gêmeos e múltiplos no Brasil

No Brasil, gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos começaram a aparecer mais de 1984 para cá, quando nasceu o primeiro bebê de proveta da América Latina e teve início a busca por fertilização em clínicas por casais com dificuldades para engravidar. O processo usava maior quantidade de embriões e aumentava muito a possibilidade de gravidez múltipla. Mas hoje a situação é outra.

Segundo o especialista Isaac Yadid, diretor do Huntington Centro de Medicina Reprodutiva, do Rio de Janeiro, agora domina-se melhor a técnica, transferem-se menos embriões e fertilizam-se menos óvulos. "Em nossa clínica, já reduzimos em quase 70% a gravidez de trigêmeos e de 20% a 25% a de gêmeos", afirma ele. Porém, diz o médico, muitos pais já chegam à clínica pedindo para ter filhos gêmeos. Nem todos, porém, pensam assim.

"Desde pequenas, ouvimos as pessoas dizerem que somos umas gracinhas. Hoje parece comédia, mas ainda ouvimos isso", diz Marta da Fonseca, irmã de Márcia, nascidas e criadas em Niterói, no Rio. Elas são do tipo siamesas até os dias atuais: "Os acontecimentos ruins de minha vida foram sentidos antes pela Marta", afirma Márcia, citando a perda de uma gestação e um assalto que teriam sido pressentidos pela gêmea. "Não existe a minha casa e a casa dela, as minhas filhas e a filha dela. É tudo nosso", sacramenta Marta.

Já os cariocas Gustavo e Breno Peralta Vaz, passaram uma boa parte da vida tentando demarcar territórios diferentes. "Se eu soubesse que ele estava em um lugar, eu não ia. E vice-versa", relembra Breno. O pior, para ele, era dividir a festa de aniversário e, às vezes, até o presente.

Esse é o caso do advogado Leonardo Rzezinski, irmão de Roberto e Marcelo, um ano mais novos. Quando brigava com um deles, estivesse ou não com razão, tinha de enfrentar os dois. "Os gêmeos formam um partido deles mesmo, são uma união forte, um vínculo cármico".

Foi na idade adulta, entretanto, que a dupla não deu certo, ao tentar trabalhar junto. Separados, seguiram carreiras diferentes. Gêmeos univitelinos e fisicamente idênticos, eles descartam que seja possível um substituir o outro diante de alguém íntimo. (Fonte: Isto É / Foto Ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário