Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, março 16, 2010

Genes influenciam o desempenho cognitivo?

"Pesquisa fez comparação de gêmeos idênticos e irmãos. Resultado sugere que genes influenciam desempenho cognitivo. Características como inteligência e personalidade podem ser herdadas geneticamente? O que faz uma pessoa agir de um determinado modo, a natureza ou a criação?

Essas são algumas das questões mais intrigantes e controversas da ciência e as respostas para elas só podem estar em um lugar: o cérebro.

Agora, um novo estudo joga luz sobre a polêmica. A pesquisa, encabeçada por Jan Willem Koten Jr da Universidade Aachen na Alemanha, usou as tradicionais imagens de ressonância magnética funcional para identificar potenciais mudanças em ativação de circuitos cerebrais pautadas pela genética.

Para fazer a constatação, ele comparou membros de dez trios de irmãos, dos quais dois eram gêmeos idênticos - portanto, possuíam a mesma constituição genética. Durante as observações do cérebro, os participantes tinham de realizar tarefas cognitivas ligadas à memória.

Estudos anteriores com gêmeos já tinham tentado encontrar potenciais diferenças no cérebro com base na genética, mas sem sucesso. Isso porque eles tentaram focar em partes específicas do órgão. Para o novo estudo, os pesquisadores decidiram olhar o cérebro como um todo.

E aí sim conseguiram notar algumas diferenças entre os cérebros dos gêmeos e o de seu irmão não-idêntico, focadas mais no hemisfério esquerdo do órgão. "Nossos achados demonstram que existem diferenças influenciadas geneticamente em padrões de ativação do cérebro, causando diferenças qualitativas em rotas de processamento neurocognitivo", concluem os cientistas.

Na prática, isso quer dizer que pelo menos algumas das características envolvidas com a cognição no cérebro sofrem influência genética. Quais e em que medida, ainda é um mistério a ser esclarecido" (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário