Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, junho 15, 2010

A linguagem dos Gêmeos

"Estudos sobre a linguagem de irmãos tem demonstrado o quanto este aspecto pode estar alterado em função dos fatores biológicos e interacionais. No que se refere aos aspectos biológicos é o fato de que grande parte das crianças gêmeas apresentam complicações antes, durante e após o nascimento.

O desenvolvimento fetal dos gêmeos ocorre num espaço menor devido á presença de mais um irmão no útero e também a maioria nasce antes do que as crianças únicas, além de apresentarem baixo peso e estatura no nascimento, todas essas intercorrencias são consideradas fatores de risco para possíveis alterações de linguagem.

Quanto aos aspectos interacionais, verifica-se que a estreita relação entre os gêmeos pode reduzir a necessidade da comunicação verbal e diminuir a motivação para se comunicar, levando a linguagem secreta, ou seja, uma comunicação própria entre os gêmeos. Sendo assim, tendo sempre a companhia um do outro, não surgiria a necessidade de se comunicarem com outras pessoas, constituindo assim um atraso.

Além disso é descrito que as dificuldades de linguagem dos gêmeos ocorre devido ao tempo reduzido de atenção e interação dispensado pela mãe, pois duas crianças requerem cuidados simultâneos. Portanto, as mães devem sempre estimular a linguagem dos seus filhos, pois é no contato do dia a dia que as crianças adquirem sua própria linguagem" (Fonte: FEF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário