Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, agosto 05, 2010

Quando os gêmeos chegam...

...como fica a relação do casal? A alegria de ter filhos múltiplos também pode ser permeada por angústias e inseguranças. Toda essa mudança afeta a vida a dois, mas é possível manter viva a relação. Viagens inesperadas, encontros com amigos até a madrugada, deliciosas noites de sexo e romance, longas manhãs de sono interminável...

É certo que a chegada de um filho já é motivo de muitas mudanças. E não há como negar que toda essa mudança afeta diretamente a relação do casal. Muitos passam por momentos difíceis logo após o nascimento de seus filhos.

Não é raro que um ou mais bebês tenham que ficar na maternidade sob cuidados especiais. Alguns casais contam que a chegada dos múltiplos e o enfrentamento das dificuldades aumentou a cumplicidade e fortaleceu a relação. Parece-nos que o diferencial desses casais foi estabelecer uma parceria criativa durante os momentos mais difíceis com as crianças.

Apoio mútuo, companheirismo, acolhimento fizeram-se presentes. Entendemos que essas posturas tornaram-se condições essenciais para que pudessem reconhecer a força, que já existia, em suas relações.

Em nossa experiência com pais de gêmeos, o que fica bastante evidente é que potencialidades e dificuldades encontram-se latentes na relação. Se o casal tem um vínculo forte de amor, respeito e cumplicidade ou tem dificuldades de comunicação e uma relação já fragilizada, esses traços apenas se evidenciam ou acabam por se revelar a partir do nascimento dos filhos.

Por Sâmara Jorge e Cláudia Arbex / Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário