Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, setembro 08, 2010

Síndrome da Transfusão Feto-Fetal

Síndrome da Transfusão Feto-Fetal é uma complicação que pode ocorrer nas gestações de gêmeos quando os dois fetos estão dividindo a mesma placenta porém estão em bolsas diferentes. Essa síndrome é resultado do desequilíbrio no fluxo de sangue entre os bebês através de comunicações entre vasos (artérias e veias) na placenta.

Tal desequilíbrio faz com que um dos bebês receba mais sangue do que o outro. Portanto um feto é classificado como doador e o outro de receptor de sangue. Com isso, no ultrassom observa-se bebês de tamanhos desproporcionais, onde o doador é normalmente um bebê pequeno e o receptor um bebê grande.

A Síndrome da Transfusão Feto-Fetal pode ocorrer em gestações múltiplas com dois fetos ou mais, mas para isso ocorrer é necessário que dois fetos estejam compartilhando a mesma placenta. Se não houver nenhum tipo de tratamento, a mortalidade perinatal pode chegar a 100% para os bebês.

Como tratamento, podemos citar a amniocentese seriada (retirada de líquido da bolsa amniótica através de uma agulha) e o tratamento com laser (cauterização) dos vasos (artérias e veias) comunicantes.


Acho que fui um feto doador!
Artigo de Luiz Fernando M. Hilbert / FetalMed

Nenhum comentário:

Postar um comentário