Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, outubro 05, 2010

Fertilização In Vitro e a Ética

Fertilização in vitro se torna comum, mas ainda esbarra na ética. O "bebê de proveta" se transformou de maravilha científica para uma quase rotina médica, porém questionada por razões éticas. Milhões de casais inférteis já viveram a alegria de ter um filho graças ao procedimento do pioneiro Robert Edwards .

Sua técnica se manteve inalterada desde que o primeiro bebê de proveta, Louise Brown, nasceu em 1978. Segundo Martin Johnson, professor de ciência reprodutiva da Universidade de Cambridge, a técnica já é considerada padrão.

Por outro lado, escândalos motivaram as solicitações por uma seleção mais criteriosa dos candidatos à fertilização e uma regulamentação mais estrita das clínicas que disponibilizam a técnica.

Uma das polêmicas ocorreu quando Carmen Bousada, uma espanhola solteira que deu à luz gêmeos aos 67 anos, recorrendo à técnica, e que morreu no ano passado de câncer, deixando órfãos os filhos de apenas dois anos e meio.

Do ponto de vista clínico, alguns estudos demonstraram haver um vínculo entre a ocorrência de doenças raras e a fertilização in vitro, embora alguns especialistas afirmem que esta relação não é conclusiva.

Técnicas aplicadas para selecionar o DNA embrionário também representam um risco potencial de abrir o caminho para abusos, explicou o ginecologista francês René Frydman, que em 1982 aplicou a técnica que gerou o primeiro bebê de proveta francês.

Quando os primeiros testes foram realizados, as pessoas alertaram para um risco de promover a escolha do sexo, da cor dos olhos, etc. Estes são riscos reais, o que significa que precisamos intensificar o conhecimento científico de questões éticas a fim de determinar o que é certo e o que é errado.(Portal R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário