Uma ótima dica de leitura: “Conversando sobre Gêmeos” de Maria Elizabeth Barreto de Pinho Tavares, doutora em Psicologia Clínica. Esta semana o programa “Modos de Vida” da Rádio UEL FM, produzido e apresentado pela jornalista Patrícia Zanin, entrevistou a autora que também é mãe de gêmeas.
A experiência da maternidade também repercutiu em sua trajetória acadêmica. Maria Elizabeth foi professora da UEL, onde se aposentou, e realizou seis projetos de pesquisa, o último deles virou tese de doutorado. Na tese, ela acompanhou cinco pares de gêmeos - do nascimento até um ano de idade. Fez várias descobertas.
Uma delas é no cuidado da mãe com os bebês. Quando a mãe atende um e o outro solicita, se a mãe explica à criança que está cuidando de seu irmão e que daqui a pouco chegará a vez dele, o bebê geralmente se acalma.
Vale a pena ouvir a entrevista, disponível no site da UEL.
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário