Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, março 28, 2011

"Belezinhas em cascata" Revista Veja

O título acima é da matéria veiculada na Revista Veja desta semana. Parabéns à Majoy Antabi fundadora do Portal Múltiplos, mencionado abaixo:

Os nascimentos de gêmeos antes raros, agora são corriqueiros e encarados com naturalidade pelos pais. Os múltiplos são frutos de uma das mais espetaculares mudanças demográficas e sociais dos tempos modernos, que começou quando suas avós e depois suas mães, ingressaram no mercado de trabalho.

As mulheres começaram a adiar a maternidade e quando decidem ter filhos, elas contam com a ajuda das técnicas de reprodução assistida. Este mesmo recurso é usado por casais com dificuldades para gerar filhos naturalmente. Ocorre que, a reprodução assistida aumenta em 40% as chances de uma gestação gemelar.

Nos EUA, o nascimento de gêmeos quase dobrou nas últimas décadas e o de trigêmeos quase quadruplicou. No Brasil, nos últimos 25 anos, o nº de gêmeos acompanhou o crescimento da população, mas o de trigêmeos mais que dobrou:

Gêmeos = 1984 foram 43.415 e em 2009 foram 48.439
Trigêmeos = 1984 foram 669 e em 2009 foram 1.577

Estes números estipulam que um par de gêmeos nasce a cada 89 partos, trigêmeos a cada 7.921 partos e quadrigêmeos a cada 704.969 partos. A era da reprodução assistida acessível anulou esse modelo demográfico vigente há mais de um século. O nº de mulheres brasileiras que buscam tratamento para a fertilidade aumentou 300% desde 1980. Apenas as sortudas conseguem engravidar na primeira tentativa.

Hoje, no Brasil, permite-se que apenas 4 embriões sejam implantados – justamente para diminuir os índices de gravidez gemelar – pois ela oferece maiores riscos à mãe e aos bebês, que podem nascer prematuras ou muito abaixo do peso saudável. Na criação de gêmeos, tantos os psicólogos quanto os pais experientes no assunto, dizem que o segredo está em sempre respeitar a individualidade de cada filho.

Nada de roupas iguais e presentes idênticos. O fato de serem parecidos fisicamente não significa que devem ter o mesmo comportamento e preferências. Muita gente acredita que, entre gêmeos, é comum um deles ter sensações físicas ou emocionais simultaneamente ao outro. Não existe nenhuma evidência científica disso. Os pais de gêmeos concordam que, quando se trata de aconselhamento prático sobre como proceder com as crianças, nada substitui a troca de experiências com outros pais.

(Foto: Majoy Antabi e família)
Quando engravidou de trigêmeos em 2002, via inseminação artificial, a paulista Majoy Antabi, buscou orientação nos livros e na internet, mas ficou surpresa com a falta de informação, tanto prática quanto especializada. Quando seus trigêmeos nasceram (Maia, Laila e Henri) ela pediu de presente ao marido um site em que pudesse retratar sua rotina como mãe de trigêmeos e compartilhar suas experiências com outras mulheres na mesma situação"

Assim nasceu o Portal Múltiplos que já tem mais de 6.000 mães cadastradas.

Por Carolina Romanini e Carolina Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário