Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, março 25, 2011

Cândido Godói: Pesquisa II

(Fotos de Ricardo Fagundes)

A razão para o alto número de gêmeos em Cândido Godói está na variação de um gene. Pesquisadores de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e profissionais do Hospital de Clínicas da Capital mostraram aos moradores da cidade que uma variação do gene p53, um dos responsáveis pela fecundidade, aumenta a sobrevivência de óvulos de gêmeos no útero das mulheres que vivem na região. Este gene pode se apresentar em duas formas: G ou C.

A pesquisa mostrou que as mães de gêmeos têm percentualmente o dobro da forma C ante a forma G. A probabilidade que esta diferença tenha ocorrido por acaso é menor de 0,1%. A explicação não é experimental, ou ambiental, e sim, o chamado Efeito do Fundador. Segundo a pesquisadora Lavínia Faccini, as poucas famílias que se instalaram na região desde o início do século passado já carregavam o gene diferenciado e acabaram concentrando a característica na região.

Os pesquisadores estudaram 42 mães de gêmeos, e 101 mães sem filhos gêmeos no município de cerca de sete mil habitantes. Os pesquisadores, porém, ainda buscam resposta para uma outra curiosidade: a maioria das mães do município que tiveram gêmeos beberam água de poço. Ainda não se sabe se há alguma ligação entre a água e a fecundidade da população. O que se sabe ao certo é que a resposta mais aceita agora é a genética.  
Por Carlos Etchichury / Zero Hora
Assista também a matéria completa no Jornal Nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário