Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, março 21, 2011

Cândido Godói: Pesquisa I

Pesquisa revelará mistério do nascimento de gêmeos em Cândido Godói, Rio Grande do Sul. Estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul indica que gene é responsável pela peculiaridade no noroeste do Estado. Conhecida como a cidade dos gêmeos, Cândido Godói, está prestes a descobrir a chave do mistério que, há décadas, intriga a comunidade e o mundo.

Neste semana, aglomerados no Salão Paroquial do município, os moradores finalmente saberão qual é a explicação para terem tantos filhos duplicados: invisível a olho nu, o segredo está no DNA. Mais precisamente, em um único gene.

Enquanto o dia da revelação não chega, a pesquisadora Lavínia Schüler-Faccini, do Departamento de Genética da UFRGS, faz suspense. É dela e das colegas Úrsula Matte e Alice Ribeiro a responsabilidade pelo estudo, que há três anos tenta desvendar o enigma.

Por ter assinado um termo de compromisso prometendo divulgar os resultados completos em primeira mão para a comunidade, Lavínia é cautelosa. Por telefone, disse que não poderia dar detalhes, mas concordou em adiantar as linhas gerais da conclusão.

"O que posso dizer é que descobrimos a existência de um gene que, ao contrário do que acreditávamos, não aumenta a ovulação dessas mulheres, mas a chance de sobrevivência dos óvulos fecundados no útero" resume. Em 2010 houve uma celebração entre os gêmeos de Cândido Godói que foi mencionado aqui.

Por Juliana Bublitz / Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário