Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, abril 06, 2011

Atavismo

Atavismo (do latim atavus, "ancestral") é o reaparecimento de certa característica no organismo depois de várias gerações de ausência. Decorre da não expressão de um gene em uma ou mais gerações de indivíduos.

O termo é usado correntemente para referir-se a semelhanças físicas e/ou psicológicas entre seres e seus ancestrais mais distantes. Culturalmente, usa-se o termo para fazer referência à recuperação de atitudes ou tradições ancestrais que teria permanecido latentes durante longo período.

Alguns acreditam que o fato de se nascerem gêmeos sem tratamento (onde geralmente não há casos na família) trata-se de atavismo, remetendo aos primórdios onde as mulheres tinham muitos filhos.

Seria uma maneira da natureza se proteger da extinção. Se observarmos, a cada dia as famílias tendem a ficar menores por uma série de fatores, principalmente depois dos contraceptivos. E o fato de estar aumentando o número de gêmeos concebidos naturalmente, seria a natureza tentando preservar a espécie, garantindo certo número de indivíduos.

Condições humanas incomuns podem ser interpretadas como um passo para trás em nosso caminho evolutivo? Há muito se fala que ter gêmeos é uma regressão ao tempo em que os primeiros mamíferos tinham grandes ninhadas.

Algumas mulheres herdaram uma tendência a ter gêmeos não-idênticos, que se formam quando dois óvulos são liberados e fertilizados. Atavismo? Não se sabe.

Texto enviado por Gisele Kessia Gusmão.

(Ilustração: Atavismo Conceitual de Mario de Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário