Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, abril 27, 2011

Douglas e Denys de Sá

(Douglas e Denys com os pais: Gemima e David de Sá)

"Gêmeos idênticos: unidos pela formação e emoção" Por Natália Bento

"Qual a sensação de ter alguém igualzinho a você? Como lidar com as pessoas que confundem o tempo todo? Os gêmeos univitelinos, ou seja, idênticos fisicamente, geralmente tem personalidades totalmente diferentes. Os desafios são intensos: as comparações, a dependência emocional, a busca pela individualidade e até mesmo as histórias de pressentimentos. Enquanto um pode ser totalmente independente, o co-gêmeo pode ser mais ligado, mais preocupado. Enquanto um cresceu assistindo e torcendo durante todas as partidas do Corinthians, o outro pode ter passado a vida toda se esgoelando pelo São Paulo.

É o caso dos gêmeos Douglas e Denys Rodrigues de Sá. Eles afirmam que já foram confundidos diversas vezes e também se acham muito parecidos. Douglas e Denys fazem questão de manter uma relação de cumplicidade. Eles usam expressões próprias que só eles entendem: é o grau máximo de intimidade e relação fraternal.

Durante a infância eles andavam grudados e chegavam a sentir um vazio quando um deles se ausentava. E se um ficava doente, o outro também adoecia.

“O gêmeo não gosta de ser comparado e prefere ser tratado como um indivíduo único, com escolhas, preferências e estilos distintos. Todo gêmeo quer ser respeitado, sobretudo naquilo que difere do seu par. Apesar das comparações, a maioria sente orgulho em ser gêmeo. Dizem que os gêmeos não sentem solidão existencial, porque há alguém muito parecido por perto. Há uma sensação inexplicável de completude que sempre traz conforto emocional ao gêmeo” afirma Jemima Pompeu, gêmea bivitelina de Kesia Pompeu.

Diversos sites discutem o tema universo gemelar. Desde mães de gêmeos trocando experiências, até clínicas especializadas que tiram dúvidas, esclarecem curiosidades e dão dicas para quem convive com gêmeos. No entanto, ainda há uma deficiência na discussão da vida e do dia a dia dos gêmeos adultos. Foi aí que a blogueira paulistana, Jemima Pompeu, criou o 'Vizinhos de Útero', para reunir histórias de gêmeos, começando pela própria experiência. Sua irmã gêmea foi morar no exterior quando tinham apenas 15 anos e essa mudança resultou em uma relação fraternal distante, sem intimidade. Ambas não sentem necessidade de acompanhar uma a vida da outra.

O blog também disponibiliza artigos de especialistas como é o caso de Sâmara Jorge que tem uma coluna na Revista Crescer. A psicoterapeuta também é mãe de gêmeas. Em um dos seus artigos a especialista afirma que, é fundamental que os pais ajudem as crianças a enfrentar constantes comparações que estarão sujeitas no decorrer da vida.

Ser gêmeo não é fácil, mas é um mundo curioso e que todo mundo já teve uma vontade de saber como é ter alguém muito parecido por perto. 'Vizinhos de Útero' foi indicado pelo jornalista William Bonner em seu twitter. E esta indicação, acabou provocando maior repercussão entre os gêmeos, familiares e curiosos"

São Paulo / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário