Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, maio 31, 2011

"Antes e depois da gravidez" Por Maria Elizabeth Tavares

Os gêmeos frequentemente nascem prematuros e/ou com baixo peso, necessitando de atenção mais especial do que os bebês singulares. Por mais desejada que seja a gravidez, ela proporciona alegrias, angústias e temores, principalmente aos futuros pais. Gestações gemelares são consideradas ''de alto risco''. Demandam maiores cuidados durante o período pré-natal e também no parto. É preciso que os pais sejam preparados psicologicamente para receber dois ou mais bebês.

A maternagem implica não apenas alimentação e higiene, mas também aconchego, conforto e compreensão das inúmeras necessidades que o bebê enfrenta. A mãe de gêmeos fica dividida quando ambos a solicitam ao mesmo tempo, precisando repartir a atenção/cuidados entre eles, escolher quem será atendido primeiro e como vai lidar com o bebê que ficou em segundo plano. A mãe que amamenta beneficia o bebê em termos físicos e psíquicos, enfrenta menos trabalho com o preparo do alimento e, neste momento, pode cuidar sozinha do filho. Afinal, só ela ''possui'' o peito.

Com gêmeos é mais complicado, se requisitam o peito ao mesmo tempo. Se o pai estiver disponível, tudo fica mais fácil, entretanto nem sempre isso é possível. Os gêmeos competem entre si pela atenção dos pais, que ficam atordoados e sem saber como agir. Tudo isso pode levar a problemas emocionais que acabam por prejudicar, não apenas os gêmeos, mas a família toda. Assim, desde que a gestação de gemelar é constatada os pais devem buscar, além dos aspectos médicos e materiais, também o preparo psicológico pré-natal a fim de minimizar o stress parental e aperfeiçoar o desenvolvimento dos filhos.
(Fonte: Bonde / Foto ilustrativa)

Artigo da psicóloga Maria Elizabeth Barreto de Pinho Tavares, autora do livro "Conversando sobre Gêmeos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário