Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, maio 26, 2011

Documentos: RIC e Passaporte

Até o fim de 2011, dois milhões de pessoas terão o novo registro de identidade civil (RIC). O novo documento de identidade reune todos os dados do cidadão em um cartão com chip produzido pela Casa da Moeda do Brasil. A expectativa do Ministério da Justiça é que todos os documentos de identidade sejam substituídos até 2020.

O novo modelo do passaporte comum do brasileiro, emitido pela Polícia Federal, possui capa de cor azul, de acordo com o padrão estabelecido pelo Mercosul, e conta com vários itens novos de segurança para dificultar falsificações. As mudanças seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela organização de Aviação Civil Internacional.


A certidão de nascimento brasileira já informa a gemelaridade, conforme postado aqui.  Mas os documentos acima mencionados, não. Acredito que essa informação adicional evitaria eventuais aborrecimentos legais, principalmente aos gêmeos idênticos. Será que precisamos de uma lei federal?

Seguem dois comentários que servem de exemplo:

"Concordo com você Jemima. Eu tive problemas por alguns anos para votar. Tive que ir com minha irmã gêmea na zona eleitoral com todos os nossos documentos para mostrar que éramos duas! Eles cancelaram meu título como se fosse fraude! Vê se pode?? Paguei multa por ficar sem votar por 3 eleições. E o erro não foi meu..."
 Daniela Santos, gêmea - @anngeldani

"Já trabalhei em uma empresa em que os gêmeos dificilmente conseguiam crédito aprovado no mesmo lugar, principalmente se os nomes e sobrenomes fossem muito parecidos. Existia uma regra de suspeita de fraude no sistema que os impedia de ter crédito, mesmo comprovando que eram gêmeos. O sistema foi construído de tal forma que não permitia que ambos possuíssem o crédito, quando o segundo tentava sempre era barrado. Até descobrir a falha foi um trabalhão!" Gisele Késsia, mãe de gêmeas - @kessiagusmao


Leia aqui, a matéria sobre os irmãos gêmeos que tiveram seu cadastro rejeitado no Detran do Piauí ao tentarem fazer a carteira de habilitação (CNH).

Um comentário:

  1. Jemima, as minhas filhas gêmeas univitelinas que nasceram m 2010 já têm a gemelaridade informada nas suas certidões de nascimento, inclusive com o número de registro da irmã.

    Carol

    ResponderExcluir