Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, junho 15, 2011

Nascem siamesas em Minas Gerais

(Siamesas estão unidas pela região do abdômen)

(Renato Bragança, pai das gêmeas siamesas. Foto G1)

Um caso raro da medicina mobiliza equipes médicas da Santa Casa de Belo Horizonte (MG). Estão internadas no Centro de Tratamento Intensivo as gêmeas siamesas que nasceram no dia 9 de junho, em Timóteo, interior de Minas Gerais. Vitória e Viviane são unidas pela região do abdômen.

A mãe tem 17 anos e o pai (Renato Bragança) tem 23 anos. Ambos não sabiam que esperavam siamesas. “A paciente chegou ao hospital sem os exames básicos de pré-natal e sem ter realizado ultrassom. Fizemos o exame de toque ginecológico e verificamos que a criança estava em posição sentada, o que nos levou a fazer à cesariana para apenas um bebê”, disse o obstetra que realizou o parto, Guerino de Marta da maternidade Vital Brazil São Camilo.

Segundo a maternidade, estima-se que a probabilidade de ocorrência do caso é de apenas um em cada 40 mil nascidos. O caso das meninas é denominado "omphalópagus", quando se dividem partes do intestino e do fígado. As meninas passaram por uma avaliação e segundo o boletim médico, elas são portadoras de uma cardiopatia congênita complexa. Acima, raio X mostra a condição geral dos órgãos.

Elas apresentam quadro estável, recebem oxigênio por cateter nasal, respiram espontaneamente e a dieta é feita por sonda. Ainda de acordo com o boletim, assinado pela médica Ana Adalgisa de Oliveira Borges, as meninas estão com as funções fisiológicas preservadas.
(Fonte: UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário