Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, agosto 29, 2011

Passivo e Dominante – Paradoxo Gemelar

(“Little Angels” Artista: Samantha Higgs LRPS)

Estudos realizados pela psicóloga Marta Bassi, professora da Universidade de Milão, indicam que pode surgir um tipo de identidade de dupla com atuações complementares entre os irmãos. Paralelamente, cada um desenvolve a própria percepção das situações, constituindo sua individualidade.

Ela também investiga a evolução do relacionamento entre gêmeos durante a adolescência. “Embora menos intensas que na infância, as trocas nessa fase revelam vínculos alicerçados no cotidiano compartilhado” diz.

O psicólogo francês René Zazzo classificou o fenômeno como 'paradoxo gemelar', referindo-se ao fato de indivíduos tão próximos e cúmplices desenvolverem, ao mesmo tempo, personalidades distintas e muitas vezes, conflitantes.


Numa dupla de gêmeos é comum haver o dominante e o passivo. O primeiro se responsabiliza pelo contato com as pessoas, enquanto o outro cuida da relação da dupla, mostrando-se mais tolerante e dependente da aprovação do outro. Essa diferenciação parece menor entre bivitelinos, capazes de construir vínculos mais equilibrados, menos hierárquicos. Alguns pesquisadores investigam se o contraste no comportamento de gêmeos idênticos poderia interferir na construção de relacionamentos afetivos.

As pesquisas de Brustia identificaram vários casos em que os gêmeos evitavam envolvimento afetivo, com receio de que uma nova união comprometesse o relacionamento com o irmão. Não é raro o casamento entre duplas de gêmeos. Uma maneira de buscar a própria identidade, mas sem se desligar da cumplicidade mais arcaica.  Por Paola Emilia Cicerone / Mente e Cérebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário