Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, agosto 23, 2011

Tabagismo I

Este ano, no Congresso de Verão da Academia Americana de Dermatologia, o papel do tabagismo no envelhecimento cutâneo foi bastante discutido. Trabalhos científicos realizados, sobretudo, em gêmeos fumantes e não fumantes, identificaram o cigarro como um fator determinante para o surgimento de rugas e flacidez na pele. A combinação do efeito causado pelo cigarro com aqueles causados pela exposição solar e também com o envelhecimento natural torna a situação cada vez pior com o passar dos anos.

Por que isso acontece? A dermatologista Tatiana Villas Boas Gabbi, do Zahra Spa & Estética, responde: “Na pele dos fumantes, a produção das fibras que dão firmeza à pele (colágeno e elastina) é diminuída. Além disso, há um aumento das enzimas que digerem a substância que dá sustentação às células, levando também à degradação das fibras citadas anteriormente”.

Segundo a médica, o cigarro ainda promove uma diminuição dos níveis de anti-oxidantes no sangue e estimula a liberação de íons óxidos pelas células de defesa, os leucócitos. Tudo isso favorece o surgimento de lesões celulares que podem se tornar irreversíveis, causando uma aceleração importante do envelhecimento natural da pele. (Fonte: Jornal de Luzilândia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário