Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, outubro 27, 2011

Ahmed e Mohammed Abu Nasser

(Os gêmeos Ahmed e Mohammed Abu Nasser / Foto BBC)

(Ahmed e Mohammed / Foto: Laura Skelding)

Os gêmeos idênticos Ahmed e Mohammed Abu Nasser são artistas de Gaza determinados a fazer sucesso - como diretores de cinema, mesmo não tendo preparação técnica nem recursos. Os irmãos também nunca foram ao cinema. Estudaram belas artes na universidade, mas nunca foram a uma galeria. Eles teriam muito em comum com jovens artistas conceituais de Londres, Nova York ou Paris, mas nunca deixaram Faixa de Gaza.

Usando apelidos dados pelo pai: Tarzan e Arab, criaram um curta-metragem premiado. "Como artistas, somos limitados pelo fato de vivermos em uma comunidade conservadora e resistente. Vivemos cercados, controlados", diz Arab. Os irmãos estão decididos a continuar trabalhando, aproveitando o que já conquistaram e querem realizar o sonho de estudar cinema no exterior.

O primeiro filme dos gêmeos é "Colourful Journey" (Jornada Colorida) – fala sobre os combates internos em Gaza e seu custo político, social e pessoal. O filme ganhou o primeiro prêmio de um concurso em Ramallah, na Cisjordânia, patrocinado pela Fundação AM Qattan.

Em março, foi exibido nos Mosaic Rooms, em Londres, acompanhando uma exposição dos pôsteres dos gêmeos. Arab e Tarzan não puderam assistir a nenhum dos eventos. A entrada e saída da Faixa de Gaza vêm sendo rigidamente controladas desde que Israel intensificou seu bloqueio do território, quatro anos atrás. É muito difícil deixar o território, passando pelos postos de travessia israelenses.

Nos últimos meses as autoridades egípcias abriram o posto de fronteira de Rafah, na extremidade sul da Faixa de Gaza, mas ainda há limitações rígidas. As restrições mais fortes se aplicam aos homens na faixa dos 18 aos 40 anos. Tradução de Clara Allain / Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário