Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, outubro 19, 2011

"Gêmeos Sobreviventes" Por Drª Joanna Wilheim

A Drª Joanna Wilheim, autora dos livros acima, Presidente da Associação Brasileira para o Estudo do Psiquismo Pré e Peri Natal, estuda e pesquisa sobre os gêmeos sobreviventes desde 1983. Ela é uma das pioneiras no assunto.

Em 2005, depois de 25 anos de experiência clínica, ela apresentou a conclusão de suas pesquisas à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

“Todo o processo de concepção biológica, desde a formação das nossas duas células germinativas básicas – sémen e óvulo – é registrado através de uma memória celular. Tais inscrições produzem uma matriz básica inconsciente que fornece a matéria prima para a produção das nossas fantasias inconscientes. As fantasias são memórias. Existe uma relação efetiva, absolutamente arcaica e primordial entre o nosso soma e a nossa psique. Há um trauma na altura da concepção” disse Joanna Wilheim.

Ela também enfatiza a importância do reconhecimento dos vestígios deixados na mente pelos acontecimentos traumáticos pré-natais, para uma satisfatória condução do processo terapêutico analítico, e chama a atenção para a necessidade da psicanálise voltar a sua atenção para a síndrome do sobrevivente de concepções gemelares, considerando que esta estaria na raiz de muitas psicopatologias.

Dica da leitora Claudia Pinheiro de Portugal.
(Fonte:
http://gemeo-singular.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário