Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, outubro 13, 2011

Nascem bebês proveta em Portugal

O Hospital da Covilhã, em Portugal, anunciou ontem o nascimento dos dois primeiros bebês proveta fora dos grandes centros urbanos. Um casal de gêmeos, disse Hélio Oliani, o médico responsável pela Unidade de Medicina de Reprodução do hospital.

Os bebês nasceram em meados de Agosto, mas a informação não foi dada antes, porque nasceram prematuros e foi necessário esperar para verificar o estado de saúde de ambos.

Os gêmeos resultaram de um processo de fertilização no laboratório de reprodução assistida do Hospital Pêro da Covilhã, e em seguida, os embriões foram colocados no útero da mãe até completarem a gestação.

Atualmente, já há outras mulheres grávidas com recurso ao processo de fertilização in-vitro (em proveta) no mesmo hospital. Além dos embriões criados em proveta, a Unidade de Medicina de Reprodução já apoiou pelo menos outros 30 nascimentos no último ano, graças a outras técnicas mais simples de indução da gravidez.

Segundo um estudo da Universidade da Beira Interior, que serviu de base para a criação da unidade, há 1.300 mulheres, entre 30 e 50 anos de idade, casadas, sem filhos e com problemas de fertilidade nos distritos de Castelo Branco e Guarda.

"Foi feito um convite para que os hospitais criassem um serviço de reprodução assistida fora dos grandes centros. Nós respondemos e este é o resultado. Foi possível acrescentar os procedimentos mais avançados às soluções para a infertilidade, sem que isso implique deslocações a Lisboa, Porto ou Coimbra". destaca Hélio Oliani.

O Dr Hélio Oliani é brasileiro e trouxe o seu primeiro bebê proveta ao mundo há 16 anos. Chegou a Portugal através de um convênio entre a Faculdade de Medicina da Beira Interior e a Universidade de Rio Preto, no Brasil. O investimento do CHCB na Unidade de Medicina de Reprodução custou perto de 900 mil euros, em instalações e equipamento.

(Fonte: DN Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário