Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, novembro 07, 2011

Edward e Richard Atiyehs

(Edward e Richard Atiyehs no Exército dos EUA em 1943)

(Edward e Richard sobreviventes da 2ª Guerra Mundial
Foto Brent Wojahn)


Os gêmeos Edward e Richard Atiyehs são de Raleigh Hills, Oregon (EUA). Eles são veteranos que se alistaram juntos no Exército Norte Americano aos 21 anos. Um ano depois, os irmãos foram separados durante intensos combates que se seguiram e ambos foram logo capturados pelas tropas alemãs.

Separados durante a luta, os gêmeos foram transportados para prisões diferentes. Durante cinco meses, não sabendo se o outro havia sobrevivido ou não, eles perderam cerca de 50 quilos, sofreram queimaduras, desnutrição e uma lenta tortura psicológica. Richard foi forçado a trabalhar o dia todo em uma mina de carvão e Edward foi levado para um quartel na montanha.

Hoje, aos 90 anos eles partilham suas histórias. Edward escreveu um livro de memórias de 39 páginas. Richard, que até hoje se recusa a assistir filmes antigos da II Guerra Mundial, manteve um diário num cofre por muitos anos e agora finalmente deixou sua filha digitá-lo.

Dia 11/11 é celebrado o Dia dos Veteranos de Guerra nos EUA, e os gêmeos disseram que compartilhar suas experiências foi uma terapia. Por muitos anos eles se recusaram a falar sobre o que passaram e pagaram um preço pelo silêncio.

Richard e Edward só estiveram separados durante a guerra. Hoje, eles almoçam juntos pelo menos duas vezes por semana e falam ao telefone todos os dias.

Por Dana Tims / The Oregonian

Nenhum comentário:

Postar um comentário