Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, novembro 22, 2011

Irmãos Ghelman criam um Sindicato

(Alexandre e Ricardo Ghelman)

Mesmo não sendo uma classe, gêmeos acabam de criar seu Sindicato lançado dia 11/11/11, conforme divulgado aqui"O interesse da associação é começar um cadastro dos gêmeos brasileiros, espécie de banco de dados para pesquisas científicas: "Estudar gêmeos é interessante tanto para pesquisas genéticas quanto para comportamento.

Dá para avaliar se um fator é geneticamente determinado ou induzido pelo estilo de vida a partir do estudo de univitelinos", explica Alexandre Ghelman, co-fundador do sindicato e médico especialista em neurologia do comportamento. Os gêmeos querem ser mapeados. Entrar para o Censo, se possível* Segundo Ghelman, o sindicato está fazendo contato com geneticistas, psicólogos e outros pesquisadores que baseiam seus estudos em gêmeos.

O Sindicato lançará o site "Gemialidade" dia 18 de março de 2012, data em que se comemora em São Paulo o Dia dos Múltiplos, criado pelo vereador Adilson Amadeu (PTB) em 2007. "Há caso de trigêmeos na minha família, fui conhecendo outros e achei importante fazer a data", justifica o vereador. Por meio do site, gêmeos poderão compartilhar informações e preencher uma ficha que facilitará a vida de quem quer pesquisar o tema. O objetivo maior é convencer o governo a fazer um levantamento estatístico da população de gêmeos.

A reprodução assistida, responsável pelo aumento do nº de gravidez gemelar nos últimos anos, é outro assunto de interesse do sindicato: "Não somos contra esses métodos, mas sabemos que toda gestação de gêmeos é de risco. Achamos válido discutir o assunto do ponto de vista ético, ouvindo a opinião de quem viveu a experiência", explica Ghelman.

A ideia de usar o termo "sindicato" partiu dos irmãos Paulo e Chico Caruso, dupla de cartunistas que ajudou a fundar a associação: "Gêmeos são unidos e sempre conseguem o que querem", diz Chico" (Fonte: Folha de São Paulo / Foto Adriano Vizoni)

Obs: A matéria assinada por Juliana Cunha diz que a entidade pretende entrar para o Censo. Só para esclarecer aqueles que acompanham este projeto, essa iniciativa é do Vizinhos de Útero, conforme publicado, aqui. A propósito, a jornalista Ana Cunha publicou um artigo a respeito em junho de 2011 "Blogueira de SP quer incluir gêmeos no Censo do IBGE"

Claro que o Sindicato dos Gêmeos abraçou a ideia, assim como boa parte dos gêmeos que desejam constar nas estatísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário