Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, novembro 11, 2011

Irmãs cegas e pianistas

Gêmeas enfrentam cegueira com devoção à música

As irmãs Paula e Fabiana Chávez, foram diagnosticadas aos 13 anos com uma doença rara que as deixou gradualmente sem visão. Juan, (o pai músico) quando soube que as filhas sofriam do mal de Stargardt*, as presenteou com um piano.

Na adolescência, elas ainda enxergavam um pouco. Hoje estão praticamente cegas. "Guardamos na memória o que aprendemos, quando ainda tínhamos alguma visão. E é graças a isso que podemos tocar", afirmou Paula.

Elas chegaram a realizar concertos em teatros, no interior da província de Buenos Aires, com a ajuda de lentes especiais. Mas a visão limitada as levou a desistir da carreira profissional há 20 anos.

"Mas há cerca de três anos minha irmã descobriu, na internet, um programa de computador que lê as notas das partituras. Graças a esse método e a memória musical, voltamos a estudar e nos formamos em Artes Musicais e Sonoras". Elas receberam o diploma em outubro do Instituto Universitário Nacional de Arte (IUNA).

Atualmente, elas dão aula de música em escolas públicas e estão realizando uma pesquisa para tentar desenvolver um sistema de leitura de partituras para deficientes visuais. (Fonte: Terra)

*Stargardt é uma doença genética recessiva associada a degeneração macular juvenil (mais comum) que causa perda de visão progressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário