Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Maria Piedade, Maria Conceição e Maria Aparecida

(Foto Ilustrativa)

70 anos das três Marias! - Em 1941, Monte Alto, cidade do interior de São Paulo, tinha 20 mil habitantes. Mais da metade da população vivia na zona rural. No dia 7 de dezembro daquele ano, o médico Adaucto Freire Andrade foi ao sítio Tejuco, no bairro de Areias para assistir o nascimento do quarto filho do casal: Maria Cuner e Telerico de Simoni.

Mas a surpresa foi grande. Dr Adaucto faz um raríssimo parto de trigêmeos. Nascem três meninas, saudáveis. A mãe faleceu meia hora depois de ter dado à luz, mas antes deu nome as filhas: Maria Piedade, Maria Conceição e Maria Aparecida.

O Dr Adaucto deixou o quarto atordoado. Sabia que a comadre não sobreviveria. Maria deixou seis filhos: as trigêmeas e mais Francisco (4 anos), Clara (3) e Rafaela (um ano e sete meses). O pai, Telerico de Simoni, ficou com a guarda dos mais velhos. As trigêmeas foram entregues aos tios.

Hoje, Monte Alto tem 47 mil habitantes e neste final de semana passado (10 e 11/12), a cidade foi palco de uma festa singela: a comemoração dos 70 anos de Maria Piedade, Maria Conceição e Maria Aparecida. Na festa, havia uma pessoa muito especial, Piedade de Simoni (irmã de Telerico, tia das trigêmeas) a única testemunha viva do parto realizado em 7/12/1941.

Depois de um criterioso consenso, a família decidiu que as trigêmeas seriam criadas separadamente. As meninas cresceram na zona rural e se encontravam apenas aos domingos e feriados. Mas os pais adotivos, com a ajuda dos tios, mantiveram uma bela tradição. "Quando elas se encontravam, estavam vestidas iguais. Ficavam juntas, brincando, até a hora de voltar para casa. Eram grudadas. Na hora da despedida, choravam", contou Piedade.  
Por Sidnei Quartier / A Cidade

Obs: A família não autorizou a publicação de fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário