Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, dezembro 08, 2011

'Individualidade' por Ana Cássia Maturano

(Ilustração Dalton Soares / G1)

Pais devem tratar os filhos gêmeos como pessoas distintas.

Desde quando um casal pensa em ter filhos, começa a enfrentar desafios, principalmente se são gêmeos. Talvez o maior dos desafios seja o de conseguir que cada um dos filhos se sinta amado e compreendido em sua singularidade. (que nenhum deles se sinta preterido). A tendência é a de os pais buscarem fazer tudo igual para eles. Mesmo assim, vem a queixa de que o outro foi privilegiado. Cada um deles tem desejos, necessidades e características próprias – são apenas irmãos, não a mesma pessoa.

No fundo, querem ser únicos para seus pais. O mais difícil é perceberem os filhos como pessoas distintas, inclusive porque alguns deles são idênticos fisicamente. Em algumas famílias isso é tão intenso que os irmãos não conseguem ficar longe um do outro. Às vezes, quando um adoece, o outro também cai de cama. Parecem ser a mesma pessoa. Mas não são.

É interessante notar como os pais estimulam isso e não conseguem agir de outro modo. Parecem que não se dam conta de que são pessoas distintas – não precisam e não devem ser iguais. Os filhos gêmeos tem que ser ajudados a construírem sua própria identidade. É muito necessária essa discriminação, para que possamos sentir que somos um só. Únicos.
Por Ana Cássia Maturano - Psicóloga e Psicopedagoga / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário