Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

"Elzia e Alzira Morelato" Por Juliana Hilário

(Juliana com sua avó Elzia, gêmea sobrevivente)

“Sempre soube que minha avó era gêmea, a gêmea que tinha sobrevivido, mas nunca perguntei os detalhes, nem suas lembranças dessa história.

Elzia Morelato Hilário e Alzira Morelato nasceram em 22 de agosto de 1924, pelas mãos de uma parteira que atendia na fazenda de café onde moravam, localizada entre os municípios de Mococa e São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo.

Minha avó (Elzia) nasceu primeiro. Minha tia sofreu uma infecção ou complicação no umbigo e veio a óbito 2 ou 3 dias depois após o parto, segundo relata minha família. Não sabemos se eram univitelinas ou fraternas.

Elas eram a 4ª e a 5ª filha dos meus bisavós. Eles tiveram sete filhos, descendentes de italianos que trabalhavam nas lavouras de café. Minha avó contou que comentava com seus irmãos, na época, em como seria bom se sua irmã gêmea tivesse sobrevivido.

A família passou pouco tempo nesta fazenda. Logo, todos mudaram para a Fazenda Santa Justa – em São José do Rio Pardo – SP, onde minha avó conheceu meu avô, David Hilário, também descendente de italianos.

Em 12 de abril de 1947 eles casaram na cidade de Andirá no Paraná e em seguida, mudaram para a capital de São Paulo. Eles tiveram um casal de filhos (Vera Lúcia e Carlos Roberto) e hoje, são cinco netos. Até agora, não houve outros casos de gêmeos na família” Juliana

Juliana Hilário neta de Elzia Morelato Hilário
Contato: ju_hilario@yahoo.com.br

São Paulo / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário