Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Estudo mostra que envelhecimento altera o DNA

(Foto ilustrativa: Uma mãe alemã com os filhos gêmeos Hatwig e Elsie 
nascidos em 1878 / Fonte: Far Side Of Fifty)

Um estudo feito com gêmeos idênticos (univitelinos) mostra como o envelhecimento altera o material genético. Os resultados foram publicados ontem (02/02) na revista especializada "Journal of Human Genetics". Os gêmeos idênticos – ou monozigóticos – são gerados a partir da mesma célula e, por isso, compartilham o DNA.

Na experiência, a equipe liderada por Jan Dumanski, da Universidade de Uppsala, na Suécia, comparou o material genético pares de gêmeos nas células brancas do sangue. Os resultados mostraram que, nos indivíduos com mais de 60 anos, houve grandes mudanças no DNA – o chamado rearranjo de genes. Nos mais jovens, essas mudanças foram menores e mais simples. Isso indica que esses rearranjos estão relacionados à idade.

"Os rearranjos recorrentes descobertos aqui são candidatos para defeitos comuns relacionados à idade nas células sanguíneas humanas", escreveram os autores no artigo. Segundo eles, será possível em breve determinar a idade genética de uma célula, em contraposição à idade cronológica. O texto afirma ainda que a pesquisa possa contribuir para entender como a idade faz com que o corpo – por meio da medula óssea – perca gradualmente sua capacidade de produzir as células do sangue. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário