Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

"Gravidez Psicológica" Por Kelly Moraes

A revelação de que a 'supermãe de Taubaté' não estava grávida de quadrigêmeos, chocou o Brasil. Apesar de não estar claro os motivos que levaram Maria Verônica Santos a mentir, o caso trouxe à tona a discussão sobre gravidez psicológica. Para muitas mulheres ser mãe é a realização de um sonho, porém, quando esse desejo não é alcançado, tal frustração pode desencadear uma gravidez psicológica, conforme o médico ginecologista e especialista em Reprodução Humana Marcelo Kenji Murata.

"A pseudociese, como também é chamada, é uma síndrome que pode ocorrer em mulheres que desejam muito ter filhos ou também quando temem uma gestação. Essa doença atinge, principalmente, mulheres de baixo nível de instrução". Durante a gestação psicológica, a mulher tem sintomas semelhantes ao de uma gravidez normal. O útero começa a crescer, a menstruação é interrompida, os seios incham e surgem até náuseas e enjoos.

"Tudo isso acontece por causa de um estresse psicológico, que provoca o aumento da prolactina, hormônio que estimula as glândulas mamárias a produzirem leite, que, consequentemente, interrompe o ciclo menstrual e causa os demais sintomas". Através de tratamento médico, segundo Murata, a mulher perceberá aos poucos, que foi movida pelo inconsciente e passou a apresentar as reações e acreditar na falsa gravidez.

"Juntamente com o procedimento psicológico, adota-se também tratamentos hormonais para diminuir a produção da prolactina e fazer com que a menstruação volte ao normal e iniba a lactação". A psicóloga Karla Mariana F. Guimarães destaca que a gravidez, em geral, é a ‘prova e o ponto máximo da feminilidade e fertilidade de toda a mulher’ e que cada mulher reage de uma maneira quando não consegue engravidar.

"O especialista deve conversar com a paciente e tentar explicar, o que está acontecendo com o corpo e a cabeça dela. Essa mulher precisa de muito apoio dos familiares e do companheiro". Este é um caso de adoecimento psíquico e, de acordo com Kátia, merece muita atenção e tratamento profissional. "Hoje em dia, muitos tratamentos são oferecidos por profissionais autônomos, em consultórios particulares. Outras opções são os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda, as clínicas-escolas de graduação ou pós, em Psicologia, que costumam oferecer esses serviços gratuitamente".

Além dos problemas psicológicos, transtornos sexuais e traumas socioambientais também podem estar relacionados à gravidez psicológica e indicar outras patologias como: síndrome do ovário policísticos, tumores no útero e distúrbios ovarinos e hormonais. (Fonte: O Diário / Maringá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário