Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Siameses cearenses serão separados

Gêmeos siameses nascidos no Ceará estão em Goiânia há 3 meses, para fazer a cirurgia de separação.

Dr Zacharias Calil
Os gêmeos siameses, Israel e Levi, de 14 meses de idade, que nasceram ligados pela bacia, vão passar por uma cirurgia de separação amanhã (15/02) em Goiânia. A família é de Fortaleza (Ceará) e estão em Goiânia (Goiás) há três meses se preparando para este procedimento. Os médicos acreditam que a cirurgia deve durar no mínimo dez horas.

A mãe, Simone Sampaio, ouviu falar do cirurgião pediátrico Zacharias Calil pela internet. Nos últimos dez anos, a equipe do especialista recebeu 22 casos de gêmeos siameses. Esta será a oitava cirurgia de separação. "O prognóstico melhora um pouco porque não tem outros órgãos envolvidos como fígado ou união com a membrana do coração. O que existe mais é a parte óssea e urogenital [constituída pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais]", explica o médico.

Para facilitar a operação, a equipe médica mandou fazer um biomodelo, que mostra como os gêmeos estão ligados pelos ossos. Outra tecnologia utilizada são os expansores que tem a função de esticar a pele. "Nós detectamos que não tinha quantidade de pele suficiente para poder fazer o fechamento do abdome e da bacia. Com o expansor, conseguimos aumentar", afirma Zacharias. A mãe das crianças diz que está muito ansiosa pela cirurgia. "A gente está com o coração a tempo de explodir", conta a professora Simone. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário