Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, maio 10, 2012

"Apego entre mãe e filhos gêmeos”

"Tríade de contato íntimo: Apego entre mãe e filhos gêmeos"

Esta pesquisa teve por objetivo verificar como se desenvolve o apego entre a mãe e seus bebês gêmeos. Teve como amostra cinco mães com filhos gêmeos das cidades de Taubaté, Caçapava e Pindamonhangaba, independente do nível de escolaridade ou classe social. A faixa etária dos bebês era de 12 a 25 meses, podendo ser univitelinos e bivitelinos, não portadores de excepcionalidades.

Como instrumentos foram utilizadas entrevistas semi-dirigidas, observações naturalísticas da interação mãe-bebê e o teste “strange situation paradigm”, que teve por finalidade medir a qualidade de apego da criança a sua mãe, possibilitando classificá-lo em apego seguro, apego ansioso e evitante ou apego ansioso e ambivalente.

Nesta pesquisa utilizou-se o delineamento estudo de caso, tendo como pressupostos que a acessibilidade e a qualidade dos cuidados maternos, além de possibilitarem a percepção das características individuais de cada filho gêmeo interferem no desenvolvimento do apego.

A análise dos dados possibilitou concluir que o apego se estabelece entre a tríade: a mãe e cada um dos filhos gêmeos, o que significa que a mãe se vincula a ambos os bebês e estes, por sua vez, se vinculam igualmente à mãe e ao irmão. Foi constatado também que as mães conseguem perceber minuciosamente a diferença entre os bebês, o que proporciona um processo de vinculação mais saudável entre mãe e filhos.

Autores: Daniela Leite David, Elaine Cristina de Azevedo, Eliana Maria Santana Russi, Cristiana Mercadante Esper Berthoud, Adriana Leonidas de Oliveira - Universidade de Taubaté

"Strange Situation Paradigm" - A teoria do apego ou teoria do convívio, afirma laços afetivos entre aves e mamíferos como um processo desenvolvido psicologicamente pelos animais, incluindo o ser humano, que o desenvolveu como uma tendência de adaptação para manterem a proximidade da figura de seu progenitor. A origem da teoria do apego pode ser verificada na publicação de dois artigos de 1958. O primeiro, "The Nature of the Child's Tie to his Mother" de John Bowlby, que apresenta o conceito de apego. O segundo, "The Nature of Love" de Harry Harlow, baseado em seus experimentos com macacos que preferem o apego afetivo do que a comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário