Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, maio 03, 2012

“Programa Social Povo das Águas”

Os gêmeos Rodrigo e Ronaldo nasceram no último dia 05 de abril na Maternidade de Corumbá (Mato Grosso do Sul). Três dias depois, a mãe, Rosilene Moura de Arruda, já estava com eles em um pequeno sítio na região do Paraguai Mirim, parte alta do Pantanal corumbaense.

Quando a equipe do Programa Social Povo das Águas aportou na localidade encontrou Ronaldo, então com 20 dias de vida, bastante desidratado e bem abaixo do peso ideal.

Após passar por uma avaliação médica, ele foi medicado e ficou em observação. Rosilene foi alojada em um dos quartos da embarcação e, enquanto se dedicava ao filho debilitado, contou com a ajuda de toda a equipe para cuidar de Rodrigo, que estava saudável.

Quando o barco atracou em frente à escola Paraguai Mirim, o corpo clínico conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Na manhã seguinte, o helicóptero do 6º Distrito Naval pousou em um campo bem próximo a unidade escolar. Rosilene e os gêmeos foram trazidos para a cidade, onde foram novamente examinados.

Os meninos foram medicados, realizaram o teste do pezinho e ganharam kits-bebê, mosquiteiros, redes, brinquedos e outros produtos de primeira necessidade. "Quero ver se nessa semana ainda volto pra casa. Não tem lugar no mundo como a casa da gente", disse Rosilene, ignorando a falta de energia elétrica, água encanada e os mosquitos do meio do Pantanal.

Assistir a essas pessoas é o principal foco do "Programa Social Povo das Águas" mantido pela Prefeitura de Corumbá desde 2010. A cada três meses, equipes do Município levam serviços médicos, odontológicos, sociais e educacionais aos moradores das áreas de difícil acesso da Planície Pantaneira.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Em sua 17ª edição, a ação social também contou com servidores das secretarias de Saúde, Assistência e Cidadania, Educação, Defesa Civil e da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

Em maio, o programa fecha a primeira etapa de viagens na região do Baixo Pantanal, quando serão atendidos os moradores do Formigueiro, Morrinho, Porto da Manga, Porto Esperança e Forte Coimbra.

(Fonte: Mídia Max News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário