Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, julho 30, 2012

Irmãs fazem o 1º transplante de ovários no Brasil!

Tiveram alta na manhã deste domingo (29/07) as irmãs gêmeas que passaram pela primeira cirurgia da América Latina para transplante de tecido germinativo de ovário, realizada em Maringá, no Paraná, na manhã de sábado (28).

Segundo informações do Hospital São Marcos, as gêmeas Elisa e Mariana Gerep de Morais (de 29 anos) estavam bem e tiveram alta por volta das 11h.

Logo após o término, a intervenção foi considerada "bem-sucedida" pelo responsável pela operação, o médico e cientista Carlos Gilberto Almodin, doutor em reprodução humana e genética.

A cirurgia consistiu na retirada de metade do ovário de Elisa, que foi dividida em duas partes. Uma foi implantada na irmã gêmea dela. A outra foi preservada para ser implantada novamente, caso seja necessária uma nova intervenção.

Almodin explica que o período para avaliar se haverá rejeição na parte implantada é de seis meses. Em outras 22 cirurgias semelhantes realizadas nos Estados Unidos, Bélgica e França o tempo de regeneração do ovário foi inferior a oito meses.

O médico iniciou as pesquisas em 1999 para restaurar a fertilidade em mulheres que estavam em menopausa precoce decorrente de falência ovariana, sendo está de origem genética ou causada por tratamento quimio e ou radioterápico.

Em principio, a técnica desenvolvida foi feita experimentalmente em ovelhas e os resultados foram apresentadas em Seattle em outubro de 2002.

Este procedimento ganhou o prêmio "The Best Video Award – Basic Science Category" no American Society for Reproductive Medicine meeting e posteriormente foi publicados nos Estados Unidos na Fertilily and Sterility (Vol 81, No 1, January 2004).

Para revalidação, todo experimento foi realizado novamente em coelhos e publicados na Inglaterra sob o titulo de "Recovery of natural fertility after grafting of cryopreserved germinative tissue in female rebbits following radiotherapy" – Human Reproduction ( Vol.19, Nº 6 pp.1287-1293, 2004.).

Por Larissa Ayumi Sato / O Diário de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário