Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, setembro 03, 2012

Alopécia: O que difere Gwennan e Elin Thomas

(Na infância, as gêmeas com o irmão William)

Na infância, as gêmeas idênticas Gwennan e Elin Thomas (hoje com 35 anos) usavam roupas e penteados iguais. Elas eram inseparáveis, e foram para a mesma universidade.

"Quando eu era bebê, tinha uma pinta na testa - que era como nossos pais nos diferenciavam. Quando vemos nossas fotos da infância, ainda não sabemos quem é quem. Sempre fomos unidas e até hoje somos muito amigas.” disse Gwennan.

No entanto, em abril de 2002, uma notícia marcou a vida das irmãs Thomas. Aos 25 anos, Gwennan foi diagnosticada com alopécia*. Ela perdeu todos os pêlos do corpo incluindo sobrancelhas e cílios.

O que torna essa história interessante é que apesar das irmãs compartilharem os mesmos genes, Elin não foi afetada.

"Cerca de 50% dos gêmeos idênticos com alopécia, ambos desenvolvem a doença. Isso significa que na metade dos casos, a alopécia não tem causa genética - pode ter causas ambientais." diz a Drª Angela Christiano, líder mundial no estudo da alopécia baseada na Universidade Columbia.

”Os gêmeos fornecem a plataforma perfeita para estudar essas causas, porque a maioria compartilha o mesmo ambiente e educação. Então, para a ciência, gêmeos como Gwennan e Elin são fascinantes” disse Angela.

Para elas foi devastador. Gwennan admite que lutou contra os sentimentos de inveja e ressentimento em relação a irmã, enquanto Elin experimentou intensa culpa por se sentir sortuda de não ter a doença.

"Os fatores mais prováveis incluem infecções, vírus, bactérias ou uma resposta ao estresse. Apesar de sermos gêmeas idênticas, nosso corpo tem respostas diferentes num processo de estresse” disse Gwennan.

Dr. Andrew Messenger, dermatologista no Hospital Royal Hallamshire em Sheffield e especialista em alopecia, diz: "Nós sabemos que a alopécia não é 100% herdada, mas há um componente genético. A idade média de início é de 25 a 30, e que parece afetar homens e mulheres igualmente”

"Minha auto-estima chegou ao fundo do poço e eu só queria me sentir normal de novo", disse Gwennan que cansou de esconder a doença. Em 2009 abandonou a peruca durante suas férias em Chipre.

Elin está consciente de que, dada a ligação genética, ela ainda pode ter alopécia. "Estou preparada para isso. Vi como minha irmã lidou surpreendentemente com a doença e ela é a prova viva de que mesmo com alopécia, é possível viver de cabeça erguida” finalizou ela.

Por Katie Evans / Daily Mail

*Alopécia ou alopecia é a redução parcial ou total dos pêlos e ou cabelos do corpo. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico.

Quando afeta todos os pêlos do corpo é chamada de alopécia universal ou alopecia areata. Este também é o caso do ex goleiro Ronaldo Giovaneli (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário