Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, setembro 28, 2012

Mitologia Grega: Ártemis e Apolo

Na mitologia grega Ártemis e Apolo eram irmãos gêmeos, filhos de Zeus e Leto. Foi um parto difícil, pois Hera, morta de ciúme, impediu que a deusa dos bons partos desse seu apoio à Leto. Ártemis foi a primeira a nascer, e quando viu que sua mãe continuava em trabalho de parto, arregaçou as mangas e ajudou seu irmão gêmeo Apolo a vir ao mundo.

Tanto Ártemis como Apolo eram caçadores, e exímios arqueiros. Ártemis vivia nas matas, ora caçando com suas amigas ninfas, ora competindo com Apolo no arco e flecha. Eram muito próximos e um estimulava o outro a acertar alvos cada vez mais distantes.

No mito, sendo irmãos, Ártemis e Apolo não se casaram, mas na vida moderna é muito comum que um homem Apolo se apaixone por uma mulher Ártemis e vice versa. Eles tem muito em comum – gostam da competição e de vencer desafios, são objetivos e, frequentemente, grandes profissionais.

A mulher Ártemis ajuda o homem Apolo a nascer, isto é, reconhece seu valor e o estimula a ser o que ele é. Eles tem objetivos e maneiras de encarar a vida semelhantes. A mulher Ártemis divide seu tempo entre o trabalho (a 'caça'), o marido (que também sai 'à caça', como Apolo) e os amigos (as 'ninfas').

O homem Apolo se divide entre o trabalho, os estudos (aperfeiçoando suas competências, sua 'pontaria') e os cuidados com o lar (seu próprio templo). Ambos vivem como dois irmãos e são grandes aliados na luta do dia a dia. O ponto fraco dos casamentos Apolo/Ártemis é o sexo – muitas vezes os dois cônjuges concentram tanto sua energia na 'caça' – por uma promoção, um diploma, um salário mais alto, mais status – que não acham tempo para namorar” (Fonte: Blog Cecília Mitos)

*Apolo foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana, um dos deuses olímpicos. Sua irmã gêmea Ártemis ou Artemisa era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Também é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, o monte Cinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário