Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, outubro 24, 2012

"A vida de jornalista como ela é" Por Duda Rangel

Caro leitor, sabe quando acontece aquela boa surpresa no mundo virtual?! Então, eu conheci o blog "Desilusões Perdidas" por acaso e gostei muito, mas jamais imaginei que Duda Rangel era 'interpretado' por irmãos gêmeos!

Blog de humor sobre a vida de jornalista vira livro e tem lançamento em São Paulo. Os jornalistas Anderson e Emerson Couto lançam o livro "A vida de jornalista como ela é", uma adaptação do blog "Desilusões perdidas".

No ar desde janeiro de 2009, o blog "Desilusões Perdidas" que fala com bom humor das dificuldades e dos prazeres da vida do jornalista, ganhou uma versão em papel. Os irmãos gêmeos e jornalistas Anderson e Emerson Couto, criadores do blog, lançam no próximo sábado (27 de outubro) o livro "A vida de jornalista como ela é - o melhor do blog de Duda Rangel"

O livro reúne 110 textos dos cerca de 500 produzidos para o blog em quase quatro anos. São contos, crônicas, poesias e paródias, tudo organizado em capítulos temáticos. Assim como no blog, "A vida de jornalista como ela é" tem o fictício Duda Rangel como narrador.

Duda é um jornalista que perde o emprego, a mulher e o rumo de sua vida. Sem dinheiro para fazer terapia e sem competência para o suicídio, decide criar um blog. Apaixonado pela profissão, Duda mostra em seus textos que, apesar das desilusões, é possível recomeçar. Duda faz ainda críticas à falsa crença de muitos de que o jornalista é uma celebridade que vive num mundo glamouroso.

"O Duda é um cara debochado, sarcástico, mas que não perde o bom humor. Ele trata temas sérios, como o desemprego, os salários ruins, a tensão diária e a falta de ética ou liberdade, de forma leve. O debate em torno da profissão sempre foi sisudo e queríamos fazer algo diferente. Além do humor, optamos por usar a ficção", explica Emerson Couto.

"Ao expor suas fragilidades, o Duda gerou identificação nos leitores. Mesmo sendo um anti-herói, ele inspira muitos jovens jornalistas a seguir na profissão. Apesar de ser um personagem da ficção, o Duda é bastante real e vários leitores chegam a acreditar que ele realmente existe". complementa Anderson Couto.

Paulistas de Santo André, os autores gêmeos (40 anos) já trabalharam no jornal O Estado de São Paulo e escreveram para diversas outras publicações. Em 2012, o blog rendeu à dupla um convite para colaborar na redação do programa de humor Sensacionalista, do canal Multishow.

"O blog, que agora virou livro, é mais um dos projetos que fazemos juntos. Já estudamos juntos, trabalhamos juntos e a impressão que temos é que essa nova parceria será eterna. A coisa do blog é engraçada porque ele é ficcional, tem um narrador único (Duda Rangel) e nós dois escrevemos para o blog. Ninguém percebe que são duas pessoas que escrevem, que dão voz a um único Duda. A nossa afinidade de ideias e até mesmo de linguagem literária é tamanha que nos permite isso. Pode parecer estranho, mas curtimos esta proximidade. No dia do lançamento do livro, muita gente vai levar um susto, primeiro por descobrir que o Duda é um personagem da ficção e, depois, por saber que são dois jornalistas iguais que escreveram o livro. Faz isso faz parte da festa!"
(Emerson e Anderson Couto)

Para mais informações:
couto.anderson@terra.com.br e (11) 99158.0803.
emerson_couto@terra.com.br e (11) 99179.6880.
Blog - http://desilusoesperdidas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário