Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, outubro 25, 2012

Aos 61 anos, Antônia Leticia Rovati dá à luz gêmeos!

(Antônia quando saiu do hospital ao lado do marido
Foto: Mariane Rossi)

(Os pais dos gêmeos: José César e Antonia Leticia)

“Um gol de placa” comemora o médico, responsável pelo tratamento de Antônia, Dr Orlando de Castro Neto, que acompanha a paciente desde 1992.

Antônia Leticia Rovati Asti, deu à luz aos gêmeos Sofia e Roberto em Santos, litoral paulista.

Com quantos anos o corpo da mulher está pronto para a maternidade? E o coração, quando está pronto para bater no peito de uma mãe? No caso de Antonia, o coração estava pronto há tempos, mas o corpo só ficou após 60 anos.

Na última segunda-feira, Antonia deu à luz um casal de gêmeos – seus primeiros filhos –, quase uma semana depois de completar 61 anos de vida. A mãe passa bem, e por uma precaução médica está internada na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade São Lucas, em Santos.

O pai, muito emocionado, diz que aguarda a recuperação da esposa para conceder entrevistas. O médico Orlando de Castro Neto, se diz feliz com o sucesso da gravidez. “É um caso raro; andei pesquisando e não encontrei nenhuma notícia sobre o parto de gemelares em mulheres com a idade de Antonia”.

Sofia e Roberto – de acordo com o médico, os nomes escolhidos para as crianças – nasceram no 7º mês de gestação, depois de uma longa caminhada de Antonia em busca da realização do sonho de ser mãe.

Dr Neto explica que além de uma obstrução nas trompas, a paciente apresentava o endométrio, a membrana que envolve o útero, muito fino, o que dificultava o avanço da gravidez.

“Ela sempre quis engravidar. Primeiro fizemos um tratamento simples e orientações sobre os dias mais férteis e, consequentemente, mais fáceis de engravidar”, explica. Como as medidas mais simples não surtiram efeito há cerca de 10 anos Antonia passou pela primeira fertilização in vitro.

O procedimento não deu certo e foi mais uma frustração que, no entanto, não impediu que Antonia continuasse seguindo seu coração em busca da maternidade. Segundo Neto, ela realmente queria ser mãe. Tanto que entrou na fila de adoção, mas em determinado momento o processo emperrou porque ela já estava com quase 50 anos.

“Antonia tinha embriões preservados da primeira fertilização, mas os embriões tem uma validade de mais ou menos 10 anos e esses estavam chegando perto disso. Ela quem sugeriu aproveitar esse momento para uma nova tentativa”.

Clinicamente, Neto afirma que Antonia não tinha nenhum quadro médico que impedisse o procedimento e aceitou fazer uma nova fertilização. Geralmente é implantado mais de um embrião, para aumentar as chances. Por isso é tão comum o nascimento de gêmeos ou múltiplos. “E nós conseguimos logo um casal. Um gol de placa” comemora o médico.

Por Tatiane Calixto / A Tribuna

10 comentários:

  1. Vocês sabem me dizer qual foi o médico que fez a Fertilização in Vitro?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Concordo. Ela só pensou nela e não nas crianças. Provavelmente terão que cuidar dela e do pai qdo forem adolescentes...

      Excluir
  3. Isto devia ser proibido por lei. Onde estão os direitos das crianças de terem a perspectiva de terem uma mãe e um pai para acompanha-los do seu processo de crescimento? De terem o direito de terem pais e não avós? Na Inglaterra, a Lei de Fertilização Humana e Embriologia sugere que apenas mulheres com menos de 45 anos recebam doação de óvulos. Isto devia ser mundial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na sua opiniao porque voce nao e mulher voce nao e dono do mundo quem e voce pra por leis e dar opinioes erradas mais vale o amor de mae independente de idade tem tanta mae jovem que abandona seu filho ou fais aborto as maes mais maduras tem mais experiencia e sabe o que quer e parabens a essa mae e as outras maes dessa idade que elas continuem tendo esse direito de ser mae que e a coisa mais divina que existe e ninguem, tem o direito de tirar

      Excluir
  4. Que isso Bibbas!.
    Isso e uma benção de Deus. Sara teve seu filho aos 100 anos.Isso e um sonho realizado de uma mulher que sempre quis ser mãe.Mesmo com aparência de "avo", estou segura que ela ver ser uma excelente mãe, muito melhor dos que muitas 'jovens mães', as quais deixam seus filhos com os avos para ser cuidados. Vc nao deve ser mãe, né?

    ResponderExcluir
  5. Será que a Antonia ainda tinha menstruação com essa idade? queria saber detalhes desta grande realização histórica. Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Marli,
    isso sim é uma benção de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Egoismo. é as pessoas pensarem que podem ditar regras de felicidades para os outros, por que acham alguma coisa ou se imaginam dentro de uma situação. Milhares de crianças estão jogadas a sorte por que foram geradas por pessoas com nenhuma estrutura emocional para serem pais, e não existe nenhuma lei para impedir que isso aconteça.

    ResponderExcluir