Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, outubro 16, 2012

"São gêmeos! E agora?" Por Priscila Freitas

(Renata, à espera dos gêmeos Lucas e Miguel)

Um único bebê já causa uma revolução na vida da família. Agora, imagine descobrir que será mãe de dois ou mais. Essa foi a maior surpresa e a maior alegria da servidora pública Renata Pereira. Aos 29 anos, ela está grávida de cinco meses de dois meninos, Lucas e Miguel. "Fiquei superfeliz ao saber que teria gêmeos. Eles vieram depois de duas tentativas de inseminação artificial", comemora Renata. Assim como os bebês, os cuidados no pré-natal também têm sido dobrados. Afinal, como explica o médico Arnaldo Cambiaghi, na gestação de múltiplos, o risco de as crianças nascerem prematuras é um pouco maior.

"Como o volume é o dobro, a tendência é o útero interpretar que está pronto para o nascimento antes da hora", explica Arnaldo, especialista em reprodução humana do Hospital e Maternidade São Luiz. Por isso, Renata foi orientada a prevenir, desde cedo, a dilatação uterina. "Procuro não subir escadas, não fico muito tempo em pé e faço o mínimo de esforço possível", explica a futura mamãe. O ultrassom é outro recurso para controlar o desenvolvimento da gravidez. No último trimestre de gestação, os médicos aconselham a fazer o exame a cada 15 dias para terem uma avaliação mais precisa. No caso de um único bebê, esse tempo cai para uma vez ao mês.

As grávidas de gêmeos também devem ficar mais atentas ao peso. O ideal é engordarem, no máximo, 15 quilos durante a gestação. E ficarem de olho em sintomas como hipertensão arterial e diabete gestacional. "Dificuldades respiratórias, dores na coluna, problemas de digestão e azia podem ser mais incômodos na gestação gemelar", explica o Dr Arnaldo.

Depois do nascimento - Mirian Rika, neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, diz que os cuidados com os gêmeos após o nascimento são os mesmos destinados aos bebês únicos. "Os gêmeos apenas nascem um pouco abaixo do peso quando são prematuros. Mas nem todos os gêmeos nascem antes da hora".

(Carolina e Marcelo com as filhas Manuela e Valentina)

Carolina Camargo, mãe das gêmeas Valentina e Manuela, de um ano, teve uma gestação muito tranquila e seus bebês só se adiantaram algumas semanas. “Eu engordei apenas dez quilos. Só no sétimo mês a minha pressão subiu um pouco e fiquei muito inchada. Daí, entrei em licença-maternidade e tudo correu bem”, conta a mamãe. Claro que a vida com gêmeos é agitada e cheia de tarefas no dia a dia. Mas Carolina garante que dá conta de tudo sem se estressar. O segredo, ela ensina, é ter uma rotina muito regrada. “As meninas têm horário para tudo. Por serem tranquilas, consigo cuidar delas sem me apavorar”, diz.

Carolina Camargo também participou do "Vizinhos de Útero".
Leia o relato dela aqui!

*************************************************

Dicas do especialista - Arnaldo Cambiaghi explica como deve ser a atenção com a gravidez de múltiplos a cada trimestre. Primeiro trimestre - A mãe precisa ter alimentação balanceada desde o início para que não fuja do recomendado, que é engordar, no máximo, 15 quilos. Também precisa ir ao médico, que vai ficar atento ao desenvolvimento do bebê. E reservar momentos para o repouso.

Segundo trimestre - Além dos exames comuns, a gestante deve perguntar ao médico se é o caso de fazer uma cerclagem, intervenção cirúrgica simples, para fechar o colo do útero e, assim, prevenir o parto prematuro.

Terceiro trimestre - Qualquer exercício físico só pode ser feito com a autorização do obstetra e acompanhado por um profissional especializado. Sempre que puder, deite com os pés para cima, apoiados numa almofada, para evitar o inchaço nas pernas. E descanse! Por Priscila Freitas / Diário de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário