Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, novembro 22, 2012

"Transtornos Alimentares" Por Dr Eduardo Bellotto

Estudos com irmãos gêmeos ajudam a entender os transtornos alimentares

Pesquisas com gêmeos indicam que o pré-natal e a puberdade são dois períodos críticos para o desenvolvimento de transtornos alimentares, como a anorexia e bulimia.

A anorexia nervosa é uma doença em que a pessoa tem uma imagem distorcida do próprio corpo, um medo irracional de engordar e come tão pouco que chega a emagrecer até ficar parecendo “pele e osso”.

A bulimia nervosa é uma doença parecida, só que em vez de ficar sem comer, a pessoa come e depois provoca o vômito.

A Universidade Estadual de Michigan está fazendo um grande banco de dados sobre gêmeos, com o objetivo de estudar a fundo as influências genéticas e ambientais de dezenas de doenças, incluindo transtornos alimentares.

A vantagem de fazer pesquisas em gêmeos é que se pode separar o componente genético dos ambientais. Por exemplo, se os gêmeos são idênticos (têm o mesmo código genético), as diferenças entre eles podem ser causadas por fatores ambientais não compartilhados.

Se eles não são idênticos, estas diferenças também podem ser decorrentes de genes não compartilhados. Desta forma, podem-se identificar quais genes e quais fatores ambientais têm influência sobre os transtornos comportamentais.

Alguns estudos mostram que hereditariedade é responsável por mais da metade dos casos de anorexia nervosa e bulimia e que os hormônios femininos tem influência no desencadeamento da doença. Por este motivo estas doenças são muito mais comuns em mulheres e em geral começam na adolescência.

Além disso, alguns estudos sugerem que os níveis de hormônios masculinos da mãe durante a gestação pode ter um efeito protetor para o futuro desenvolvimento destas doenças nas filhas.

Grandes estudos com gêmeos trazem nova perspectivas para melhorar a compreensão de doenças que têm tanto influência genética como ambiental, principalmente agora que sabemos que existem complexas interações entre gene e meio ambiente, conforme explica a Epigenética.


Por Eduardo Bellotto
Médico Nefrologista formado na Universidade Federal de São Paulo

Fonte: Delta Nutri
Imagem Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário