Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Gêmeas são aprovadas no SISU e se separam pela primeira vez!

Pela primeira vez, as gêmeas Tainá e Natane Vitti Lourenço, de 17 anos, serão obrigadas a ficar longe uma da outra. Elas foram aprovadas para medicina e engenharia química nas universidades federais de Mato Grosso (UFMT) e do Paraná (UFPR), respectivamente, e ficarão separadas por uma distância de 1.679 quilômetros. As irmãs contaram ao G1 que sempre estudaram juntas, para garantir vaga em universidades públicas logo depois de concluírem o ensino médio.

"Sempre estudamos juntas em casa e na escola. Queria fazer medicina também, mas minha nota deu para engenharia química, que é algo que também gosto", disse Natane, junto com a irmã que fez a segunda fase do vestibular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta segunda-feira (14/01), apesar de já ter obtido o resultado satisfatório da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgado nesta segunda pelo Ministério da Educação. "Só estamos testando para ver se vamos passar", pontuou.

Tainá passou em primeiro lugar em medicina na UFMT, enquanto Natane ficou na 4ª colocação para engenharia química na UFPR. Elas disseram que intensificaram os estudos de meados do ano passado até o Enem. "Não conseguia ficar muito tempo estudando sem parar. Estudava, mas fazia pausas. Começamos a pegar firme mesmo do meio do ano em diante", afirmou Tainá, que obteve média de 803.8 no Enem.

Para tentar fazer medicina, as irmãs prestaram vestibular em várias universidades, como na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, além do Enem.

Tainá se diz satisfeita por continuar morando em Mato Grosso. "Meus pais moram em Barra do Bugres (169 quilômetros de Cuiabá), mas sempre estão em Cuiabá", contou. Já a irmã afirmou que ainda não sabe como vai fazer em Curitiba. Se vai morar sozinha ou com parentes, pois tem muitos familiares naquele estado. "Acho melhor morar mais perto da faculdade", avaliou Natane.

Sobre a primeira colocação em medicina na UFMT, a estudante disse que atribui o resultado ao esforço e dedicação aos estudos. "Não imaginava que pudesse ficar em primeiro lugar, até porque achei a prova (Enem) muito difícil", enfatizou Tainá. As gêmeas estudaram juntas em período integral em um colégio particular de Cuiabá. Por Pollyana Araújo / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário