Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Iracema e Italo Roberti celebram 90 anos!

Os gêmeos Iracema e Italo Roberti celebram 90 anos nesta sexta!

Ter um irmão para contar ao longo da vida é um privilégio do qual muitos desfrutam. Mas completar 90 anos ao lado de um irmão gêmeo, morador vizinho, pode ser considerado uma bênção. Esse é o caso dos irmãos Italo e Iracema Roberti, nascidos na Praça da Bandeira, em 1923, e que completam nove décadas de companheirismo e lucidez. Dona Iracema é a mais velha: nasceu uma hora antes do irmão.

Filhos de imigrantes italianos, eles se mudaram para o Morro do Vintém, no Méier (RJ), por conta das enchentes da praça, que já ocorriam por volta dos anos 50. Adultos, retornaram ao bairro Grajaú, para morar no mesmo prédio.

Segundo conta Marco Aurélio Roberti, filho único de Italo, a amizade entre seu pai e o marido de Iracema foi decisiva para que se tornassem vizinhos, a partir de 1967, no prédio da Rua Sá Viana 41. Seu Italo e a mulher já viviam no local há dois anos. Ali, os irmãos dividiram os mesmo ares até 1984.

“Nunca discuti com o Italo, e meu marido era como um irmão para ele. Estávamos sempre juntos. Minha mãe achava que ele não iria nascer e que teríamos que chamar um médico. Viemos ao mundo com a ajuda de parteiras” diz dona Iracema.

Seu Ítalo gosta de lembrar dos 35 anos em que trabalhou no Banco Banerj. Já dona Iracema dava aulas de costura no Senai. Nesta época, o bonde ainda transitava pelas vias, cobrando um tostão por cada viagem.

“Gostava de assistir aos jogos do América quando o estádio era onde hoje fica o Shopping Iguatemi” lembra Italo. Já Iracema frequentava o extinto Armazém Dois Mundos, na Praça Verdun: “Nós, mulheres é que fazíamos as compras. Os maridos não queriam nem saber”

Suas duas filhas a consideram uma verdadeira “mamma italiana”. Historiadora, a caçula Ângela tem vontade de contar a trajetória da família: “Pretendo escrever as memórias de minha mãe. Ela preparava 40 panetones para a família no Natal, além de muitas macarronadas e pizzas” diz Hilarina Roberti que lembra a rotina da dupla no bairro:

“Todos os dias, minha mãe e meu tio levavam meus filhos na Praça Edmundo Rêgo. É um lugar que faz parte de três gerações da nossa família, assim como a Igreja Perpétuo Socorro e os clubes Grajaú Tênis e Grajaú Country”

Na comemoração de amanhã, haverá uma missa para os gêmeos na paróquia preferida. Brinde? Para seu Italo, nada de álcool. Ele diz que nunca bebeu cerveja. Apenas água, e sem gás. Será o segredo?  

Por Gabriela Machado André / O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário