Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Siameses nascidos em Belém (Pará)

(Santa Casa de Misericórdia – Belém / Pará)

É grave o estado de saúde de gêmeos siameses nascidos em Belém.

É grave o estado de saúde dos gêmeos siameses internados na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. Os bebês nasceram na última terça-feira (26/02), e permanecem no hospital. Segundo a médica Vânia Cecília Pinto, gerente do serviço de neonatologia da Sana Casa, os bebês dividem o mesmo coração e o mesmo fígado, e respiram com a ajuda de aparelhos. "É um caso grave, porque além de dividir um único coração, ainda há a má formação cardíaca. Eles estão totalmente dependente de medicamentos e da máquina de respiração", informou.

De acordo com a médica, não há previsão de alta. A mãe, que passou por uma cesariana, também está internada, em observação. "A mãe está sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar. Ela já era ciente do caso, de que eram gêmeos siameses, e estamos dando todo o suporte a ela", afirma.

Sobre a possibilidade cirúrgica de separar os bebês, Vânia explica: "Primeiro os bebês precisam ser estabilizados, para então serem encaminhados para exames, e assim a gente verificar a circulação sanguínea, o funcionamento dos outros órgãos, se um dos bebês tem mais condições de aguentar a separação que o outro, enfim, vários fatores que ainda não sabemos. Caso seja possível realizar a cirurgia, precisamos saber qual dos gêmeos poderia sobreviver, já que eles têm apenas um coração", diz.

A médica ressalta ainda, que para realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica nos gêmeos é necessária uma avaliação envolvendo fatores genéticos, riscos cirúrgicos, uma consulta ao cirurgião pediátrico, e uma série de outras avaliações. "Ainda não podemos dizer quais as chances de sobrevivência, precisamos do exame para avaliar em conjunto. Mas, em caso de cirurgia para fazer a separação, apenas um dos bebês poderia sobreviver", explica.

Os siameses seguem internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neo Natal e respiram com a ajuda de aparelhos. Segundo a Santa Casa, a mãe dos recém-nascidos estava grávida de 35 semanas quando precisou fazer uma cesariana. Ela teria 19 anos e seria natural do município de Cachoeira do Piriá, no nordeste do estado. (Fonte: G1)

Conforme informou agora pouco o Portal G1, os gêmeos siameses acima mencionados não resistiram e morreram às 5h30 desta quinta-feira (28/02), fato confirmado pela assessoria de comunicação da Fundação. As crianças foram vítimas de uma parada cardiorrespiratória irreversível e o estado de saúde delas era considerado grave, já que compartilhavam dois órgãos vitais.

Este é o terceiro caso de nascimento de gêmeos siameses no Pará em menos de um ano e meio. O primeiro foi em dezembro de 2011 no município de Anajás, ilha do Marajó, onde nasceram os irmãos Jesus e Emanuel. Os gêmeos idênticos unidos pelo tronco sobreviveram apenas seis meses.

Em Janeiro de 2012, nasceram outros siameses no município de Alenquer, na região do Baixo Amazonas, mas faleceram dois dias depois do nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário