Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, março 20, 2013

Enchente castiga moradores de Dourados (MS)

Córrego transborda e volta castigar moradores em Dourados (MS)

Assim como acontece na região Serrana do Rio de Janeiro, outra tragédia urbana anunciada ocorre em Dourados, Mato Grosso do Sul. Todos os anos, há décadas, os moradores da Vila Cachoeirinha, sofrem com as enchentes, principalmente no mês de março.

Desde sábado equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura estão no local auxiliando os moradores que perderam móveis, roupas, mantimentos, remédios, enfim, quase tudo.

A chuva castiga os moradores do bairro mais populoso de Dourados, principalmente na Rua Barão do Rio Branco, onde mora a dona de casa Elis Regina. Ela conta que, por pouco, não perdeu os filhos gêmeos que ainda são bebês. Ela acordou com a água invadindo o interior da casa e mal deu tempo de retirar as crianças. Ela também perdeu tudo, compras, móveis, roupas e outros.

A área fica paralela ao córrego Cachoeirinha, que transbordou e invadiu diversas casas. O secretário de Planejamento de Dourados, Gerson Schautz, informou que a canalização feita há anos pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) não suportou a vazão. A Prefeitura já está em obras no bairro que vão amenizar o problema, que só será definitivamente solucionado quando o DNIT concluir o trabalho às margens da rodovia BR-463. O órgão já teria sido notificado sobre o impasse.

A Secretaria de Habitação diz que essas famílias prejudicadas pelas chuvas estão na lista de espera por casas populares. Elas serão sorteadas em julho quando a Prefeitura pretende entregar 500 novas residências. Ao todo a Secretaria quer distribuir este ano 1.900 casas. A Prefeitura já comprou colchões e cestas básicas para as famílias, mas elas ainda precisam de roupas, mais alimentos, eletrodomésticos usados, cobertores, roupas de cama, entre outros.

A secretária de Assistência Social Ledi Ferla, disse que "qualquer ajuda é bem vinda". Quem quiser e puder ajudar, pode entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social – Fone (067) 3411 7138. Outras informações com a Presidente do bairro, Silvia Helena da Conceição (067) 9916 7655.  

(Fonte: Dourados Agora)

Um comentário:

  1. Oi Jemima !!!

    Eu morei muitos anos em Dourados/MS, amo aquela cidade de paixão, e a tenho como minha cidade natal e é recorrente mesmo essa situação na bairro Cachoerinha, é o descaso do poder público, o bairro é muito humilde e daí ninguém se preocupa em cuidar, lamentável.

    Senti saudade !!!

    Beijinho,
    Aline Marques

    ResponderExcluir