Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, março 19, 2013

"Meninos do Lado" na Seleção Brasileira de Canoagem Slalom

(Wallan e Weltton são os mais novos convocados da Seleção Brasileira de Canoagem, e chegaram ao esporte pelo projeto social 'Meninos do Lago')

Metade das vagas da Seleção Brasileira de Canoagem Slalom, montada com vistas à Olimpíada de 2016, está ocupada por atletas do Instituto Meninos do Lago (IMEL), que está mudando a vida de jovens e crianças de famílias de baixa renda de Foz do Iguaçu.

Dos 16 atletas da Equipe Permanente de Canoagem Slalom, oito são vinculados ao IMEL, que mantém projeto social e desportivo em parceria com a Itaipu Binacional, Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Com a convocação, os jovens passam a ter aporte financeiro – o dobro do valor que ganham hoje com bolsa-atleta – e ficam concentrados no Centro de Treinamento em Foz do Iguaçu. No local, criado com suporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), eles conviverão com atletas como Ana Sátila, 16ª colocada nos Jogos Olímpicos em Londres. A jovem integra a seleção, que treina no Canal Itaipu – construído dentro da hidrelétrica.

“É uma nova fase para nossas vidas”, disse, animado, Weltton Pietro de Carvalho, de 15 anos, há quatro no projeto “Meninos do Lago”. Ele e seu irmão gêmeo, Wallan Patrick de Carvalho, são os convocados mais recentes da equipe permanente. Ganharam não só as vagas deixadas por outra dupla, mas também uma renda mensal de quase R$ 3 mil, fruto das bolsas que passam a acumular. “Antes do projeto nunca tínhamos ouvido falar de canoagem”, afirmou Weltton. “Agora vivemos para o esporte”, completou Wallan.

Bons alunos na sala de aula – com notas médias na ordem de 9,0 –, e nas águas – eles são terceiro no ranking nacional em sua categoria –, os jovens pretendem atingir desempenho semelhante ao dos gêmeos eslovacos Pavol e Peter Hochschorner (lê-se roquescorner), tricampeões olímpicos de canoagem slalom.

Incentivo não falta: filhos de uma dona de casa e de um comerciário, eles já são os ídolos da família, que conta ainda com outro canoísta, Wallison Diego de Carvalho, 17 anos. “Sei que não é fácil chegar onde eles estão, é uma conquista difícil”, disse o primogênito dos Carvalho, não convocado para a equipe permanente. “O Wallison torce mais pelos irmãos do que por ele mesmo”, completou a mãe dos atletas, Lenir Pavan. (Fonte: Cidade Foz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário