Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, março 18, 2013

Vale do Paraíba celebra o Dia dos Múltiplos!

(Os trigêmeos Bernardo, Guilherme e Luiz, então com 4 anos, gostam de passear juntos e dividem os mesmos amigos. Foto: Arquivo Pessoal / Cintia Toledo)

Em quase 10 anos, casos de gêmeos no Vale do Paraíba crescem 33%. Aumento é o dobro do estado de São Paulo. Reprodução assistida é o principal fator.

Durante uma viagem de férias no último dia 23 de janeiro, a empresária Cintia Toledo, de 34 anos, se surpreendeu com um pedido do filho Luiz, de 9 anos: “Mãe, não precisa comprar três camas. Nunca vamos querer dormir separados. Somos como magnetos. Nascemos assim”, disse.

A declaração foi dada durante uma conversa na hora de dormir para vetar qualquer plano da mãe de trocar a triliche que ele divide com seus irmãos gêmeos: Bernardo e Guilherme, que rapidamente concordaram com o pedido. “Pode ficar assim para sempre”, disse Guilherme.

(Os pais Luiz e Cintia Toledo com os trigêmeos. 
Foto: Arquivo Pessoal / Cintia Toledo)

Os trigêmeos, que moram em São José dos Campos (SP), nasceram na década em que os casos de nascimento de múltiplos cresceram mais de 33% no Vale do Paraíba, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2003 a 2011.

“Eles são muito unidos. Sempre ficaram doentes em ordem de nascimento e é assim até hoje. E geralmente o primeiro, que é o Guilherme, só melhora totalmente quando o terceiro, Bernardo, sara”, disse Cintia, mãe dos trigêmeos.

Registros - Levantamento do IBGE mostra que 583 crianças múltiplas nasceram na região em 2003, primeiro ano em que esse tipo dado foi levantado através do mapa da estatística civil, ante 777 registros de múltiplos em 2011 – ano mais recente que a informação foi divulgada.

O crescimento dos casos de múltiplos no Vale do Paraíba é o dobro do registrado no mesmo período no Estado de São Paulo e supera também o crescimento registrado no Brasil, de 16,8% e 21,1% respectivamente.

De acordo com os dados, no Vale do Paraíba, foi o nascimento de gêmeos o que mais cresceu saltando de 534 para 759 casos, um aumento de 42%. Já o nascimento de trigêmeos ou mais no mesmo parto tiveram queda de 63% no mesmo período.

Saúde - Médicos afirmam que a gravidez assistida é a principal responsável pelo aumento dos casos de múltiplos no país. De acordo com o ginecologista e obstetra de São José dos Campos, José Fernando Macedo, de 60 anos, pelo menos cinco mil mulheres devem ficar grávidas este ano graças a popularização das técnicas de fertilização.

"Na última década, a demanda pela reprodução assistida aumentou muito porque hoje as pessoas entendem que esse é um problema do casal e agora se aceita que o problema pode ser do homem. Antes, todo o peso ficava nas costas da mulher".

Segundo ele, de cada 80 gestações naturais em um nasce múltiplos. Na grávidez assistida, essa proporção caiu de 40 para 1. "Isso ocorre por conta dos medicamentos que a mãe toma para fortalecer os hormônios e para aumentar a chance do tratamento dar certo já que é um processo caro", afirmou. Segundo ele, o tratamento varia de R$ 8 a até R$ 30 mil, de acordo com a idade e dificuldade de cada casal.

Experiências - A personalidade é diferente, por vezes a fisionomia também, mas a ligação entre eles é única. Essa é uma declaração recorrente entre as mães que têm filhos múltiplos.

(Os pais Luciene e Fabiano Almeida com os filhos gêmeos Emanuel e Samuel, de 1 ano e 9 meses. Foto: Arquivo Pessoal / Fabiano Almeida)

Aos 38 anos, Sandreia Romano Angerani, de 48 anos, tinha três filhas, mas ainda queria um garoto. Após uma consulta de rotina, ela recorreu então à reprodução assistida. O tratamento ocorreu de maneira descomplicada e 30 dias após o início, ela ficou grávida. “Assim que se deu a gravidez, na ultrassom já dava para confirmar gêmeos. Passados 15 dias, voltei ao médico e ele me disse que um embrião não tinha resistido, porém o outro havia se divido e estava grávida de quadrigêmeos”. Dois meninos idênticos, Luca e Luigi e duas meninas fraternas, Ana Luiza e Ana Beatriz.

A dona de casa Luciene Quintana, de 30 anos, sempre sonhou em ser mãe e logo na primeira gestação assistida teve dois filhos, Samuel e Emanuel. “Sempre sonhei em ser mãe de gêmeos. É um carinho e todo o amor em dobro”, disse.  
Por Carolina Teodora / G1

Pra quem não sabe, dia 18/03 é a data em que se comemora o "Dia dos Múltiplos" em São Paulo. Hoje, os gêmeos e múltiplos podem celebrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário