Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, abril 15, 2013

Angel, Cesar e Marcos Ramirez no tradicional balé de Cuba

(Os trigêmeos idênticos Angel, Cesar e Marcos Ramirez 
treinam no Ballet Nacional de Cuba)

Garotos trigêmeos são atração do mais tradicional balé de Cuba

Quem visita a renomada escola do Ballet Nacional de Cuba pode ser perdoado por pensar que está tendo uma visão tripla. Os trigêmeos idênticos, Marcos, Cesar e Angel Ramirez Castellanos, usam roupas pretas iguais, combinadas com meias brancas, ao ficarem na ponta do pé e rodopiarem pelo chão de linóleo do estúdio espelhado. Eles compartilham a mesma estrutura magra, pele oliva, cabelos bagunçados e olhos cor de café. E eles falam, no mesmo ritmo acelerado, a língua espanhola em voz aguda de crianças.

Até mesmo seus instrutores tem dificuldade em distinguir os meninos, mas eles dizem que em seus 13 anos, eles já se diferem do outro artisticamente. Mesmo assim, os trigêmeos tem o mesmo talento que os destacam no mundo do balé. Se tiverem sucesso quando crescerem, eles vão fazer parte de uma longa lista de dançarinos famosos treinados em Cuba, onde os fãs de todas as camadas sociais seguem as carreiras de estrelas como Carlos Acosta e Sarabia Rolando, tanto quanto as de jogadores de beisebol ou boxers.

"Eu quero ser bailarino e sair em turnê em muitos países e viajar o mundo dançando. Do Ballet Nacional de Cuba saem grandes dançarinos", disse Marcos. Seus irmãos concordam com a cabeça. Para isso, os irmãos Ramirez passam 12 horas por dia na escola nacional de balé, alojados em um gracioso edifício colonial que ocupa meia quadra em uma das ruas de Havana Velha. As aulas incluem não só a dança, mas também assuntos como matemática língua espanhola e história.

A escola foi fundada 70 anos pela famosa primeira bailarina *Alicia Alonso, que é provavelmente a pessoa mais reconhecida em Cuba sem ter o nome Castro. "Esta escola significa muito para nós. Isso nos dá a formação de pós-graduação como bailarinos, que é a coisa que mais quero” disse Angel. Embora seja difícil, Mirlen Rodriguez, um professor de 24 anos e ex-aluno da escola, diz que os irmãos tem chance de fazer as suas carreiras no palco. "Eles estão em um nível além do topo", disse ele.

Os trigêmeos dizem que se apaixonaram pela dança em 2007, quando sua mãe levou-os para ver "O Quebra-Nozes", durante uma encenação tradicional no país na época do Natal, que custa apenas alguns centavos para assistir.  
(Fonte: G1 / Foto: Ramón Espinosa)


*A bailarina e coreógrafa Alicia Alonso (foto) nasceu dia 21 de dezembro de 1920 em Havana. Ela é considerada uma das principais artistas do século 20. Atualmente, com sérios problemas de visão e locomoção, Alicia continua na direção geral do Ballet Nacional de Cuba acompanhando o grupo em turnês em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário