Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, abril 24, 2013

"Duas Vidas, Dois Destinos" Por Katherine Paterson

Katherine Paterson
O livro "Duas Vidas, Dois Destinos" escrito por Katherine Paterson, traduzido por Ana Maria Machado e lançado pela Editora Salamandra, conta a história das gêmeas Caroline e Sara Louise Bradshaw que passam pela fase mais turbulenta e cheia de transformações: a adolescência.

Caroline, que nasceu com a saúde fragilizada, recebe mais atenção dos pais e da avó. Sara então, acredita que Caroline é mais amada. Ela se sente preterida, desprezada por todos, pois sua irmã era o centro das atenções em casa, na escola e na ilha onde moram. Enquanto Sara ajuda a trazer dinheiro para casa pescando caranguejos e siris com seu amigo Call – fonte de renda dos moradores da ilha Rass no leste dos Estados Unidos - Caroline é admirada pelo seu talento para a música.

No início, Sara tinha orgulho de Caroline, mas o orgulho foi se transformando em raiva, que resultou em ódio. "Jacó eu amei, mas Esaú eu odiei" resume o drama da gêmea mais velha que, por ser a mais forte acaba sendo a mais desprezada. (Jacó e Esaú eram filhos gêmeos de Rebeca na história bíblica).

As transformações passadas por Sara, na transição da adolescência para a fase adulta e sua busca por um lugar no mundo, são belas e magicamente contadas nesse livro. A obra, vencedora da medalha John Newbery em 1981, premiada em 2006 com o prêmio Astrid Lindgreen, e merecidamente agraciada em 1998 com a medalha Hans Christian Andersen. Impossível não se emocionar essa história tão densa, profunda e envolvente. Por Débora Raquel Wanke – Acadêmica de Letras e pesquisadora voluntária do Blog do PROLIJ.

Um comentário: