Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, abril 15, 2013

"Gênesis" Por Sebastião Salgado

O premiado fotógrafo brasileiro Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimorés, Minas Gerais, dia 08 de fevereiro de 1944. Ele é reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar.

Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.

Série Mali "Woman breast feeding twins" 1985-1991

(À esquerda, foto feita por Sebastião Salgado em 1996; à direita, Joceli hoje, em acampamento do MST / Reprodução Paulo Cezar Farias)

Entre seus livros está “Terra” de 1997 – que trata da questão agrária no Brasil. Aos cinco anos de idade, Joceli Borges foi retratada pela famosa câmera de Sebastião Salgado ao lado dos pais, que peregrinavam pelo interior do Paraná em busca de um lote de terra.

Aquele rosto sujo de olhar provocativo virou capa de livro e ganhou espaço na mídia, em museus e em galerias do Brasil e do exterior. Passados 16 anos, a jovem de 21 anos continua uma trabalhadora rural sem terra. Ela vive com o marido e a filha em um acampamento do MST. Além de uma centena de fotos em preto e branco do meio rural brasileiro, o trabalho traz texto de José Saramago e vem acompanhado de um CD com músicas de Chico Buarque.

Sebastião Salgado está com a exposição "Gênesis" no National History Museum em Londres e disse: "Foram necessários oito anos para fotografar tudo. Parece muito tempo, porque para nós, o tempo passa muito rápido e oito anos parece muito, mas para a velocidade da natureza, oito anos é nada".


Nenhum comentário:

Postar um comentário