Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, abril 16, 2013

Grávida aguarda mais de 72 hs por leito de UTI neonatal no RS

Mulher está internada em um hospital no município de Três Passos. Apesar de liminar na Justiça, o estado não consegue providenciar vaga.

Grávida de gêmeos, uma mulher de Rodeio Bonito, no interior do Rio Grande do Sul, aguarda desde a última sexta-feira (12/04) por um leito em UTI neonatal. Ela está internada no município de Três Passos, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Com seis meses de gestação, Gilmara Calussi corre o risco de perder os bebês enquanto aguarda por uma vaga, segundo os médicos do hospital de caridade, onde ela está internada.

A situação de Gilmara se agravou quando começou a ter fortes contrações com maior frequência. O diagnóstico feito pela equipe médica é de que ela necessita de uma transferência para um hospital que tenha UTI neonatal. Porém, a Central de Leitos do estado não tem disponibilidade.

"A gente fica sem saber o que fazer, recorre para tudo que é lugar para tentar salvar a vida dos filhos da gente porque são as vidas de duas crianças que estão em jogo. O doutor de Frederico (Westphalen) mandou ela para cá para tentar salvar a vida da mãe e consequentemente das crianças. E agora a gente precisa salvar além da mãe, as crianças, o que teria de ser em outro hospital". diz o marido, Everton Calussi (foto).

A família ingressou com uma liminar na Justiça no fim de semana. O juiz atendeu o pedido e determinou, no sábado (13), que o estado teria duas horas para providenciar um leito. Passado este período, o magistrado expediu outra determinação e estipulou multa de R$ 20 mil por hora até que uma vaga seja encontrada. Everton e Gilmara moram em Rodeio Bonito.

Antes de ir para Três Passos, a mulher estava internada no município de Frederico Westphalen. Como a situação se agravou, ela precisou ser transferida para uma UTI. Enquanto uma nova transferência é aguardada, a mãe de gêmeos está sendo medicada para evitar que as contrações aumentem.  
Reportagem de Everson Dornelles / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário