Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, maio 15, 2013

A mastectomia de Angelina Jolie

Mamografia é a melhor forma de prevenção do câncer, diz oncologista

O médico oncologista Luiz Alberto Silveira de Santa Catarina, comentou sobre a retirada da mama para prevenção de câncer, procedimento realizado pela atriz Angelina Jolie. Para ele, "não é uma prática comum" e exames como mamografia e ultrassonografia ainda são a melhor forma de prevenção. Segundo Luiz Alberto, é possível realizar um teste genético em Florianópolis que pode indicar a possibilidade da mulher desenvolver câncer se viver 70 anos.

"Nos Estados Unidos essa avaliação genética começou há cerca de 10 anos. Muitas mulheres começaram a tomar essa atitude de retirar as duas mamas e começaram a aparecer mamas normais nos laboratórios de patologia e isso gerou um dilema ético. Se todas as pessoas começarem a tirar seus órgãos com medo de desenvolver câncer é uma mutilação", defendeu ele.

Sobre a possibilidade de realizar essa cirurgia no Brasil, o médico afirmou que "se faz muito raramente. O que tem acontecido são pessoas que tem acesso a esse exame genético, é um exame caro, e pessoas que tem um alto índice de incidência de câncer na sua família". De acordo com o médico, os americanos "pararam com esse procedimento, que vinha se tornando habitual. Hoje, os americanos fazem o que nós fazemos: mamografia a cada dois anos, ultrassonografia, diagnóstico precoce. Mesmo para quem identificou que tem o gene", completou.

Ele deu o exemplo de uma paciente que tem irmã gêmea univitelina que teve câncer de mama. "Eu fiz o teste genético, não está propensa a ter câncer de mama, mas está em observação. Ela seria uma paciente, em tese, com indicação para fazer a cirurgia, mas ela tem a mama absolutamente normal", conta.

Ainda segundo o oncologista, a conduta padrão, recomendada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o controle mamográfico entre 50 e 69 anos de idade a cada dois anos, onde reduz em 30% o índice de mortalidade, e ultrassonografia. Para ele, a retirada de mama é "um procedimento um pouco radical e cuja razão não se justifica". (Fonte: G1)

O marido de Jolie, Brad Pitt, afirma que atitude de sua esposa foi um ato de heroísmo. "Agradeço a equipe médica por todos os cuidados. Tudo que eu quero é para que ela tenha uma vida longa e saudável, comigo e com nossos filhos. Este é um dia feliz para a nossa família", descreveu. Jolie agradece o apoio do marido e dos filhos Maddox, Pax, Zahara, Shiloh e os gêmeos Knox e Vivienne, de quatro anos de idade.

"Tenho a sorte de ter um parceiro, Brad Pitt, que é tão amoroso e solidário. Então, para quem tem uma esposa ou namorada passando por isso, saiba que você é uma parte muito importante do processo de transição. Brad estava no Pink Lotus Breast Center, onde fui tratada, em cada minuto das cirurgias" disse Angelina Jolie. (Fonte: Hype Science)

Mastectomia é o nome da cirurgia de remoção completa da mama. É um dos tipos de tratamento cirúrgico para o câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário