Médicos israelenses separam tipo raro de siameses – chamado gêmeo parasita.
Na primeira cirurgia com um tipo raro de gêmeos parasitas, realizada em Israel, os médicos do Rambam Medical Center, de Haifa, conseguiram separar um dos gêmeos, que nasceu morto, de seu irmão, que agora luta pela sobrevivência. A cirurgia, de alta complexidade, separou uma ligação rara entre os bebês, em que os corpos não se desenvolvem completamente e se fundem um no outro. Apenas 150 casos desse tipo foram registrados nos últimos 126 anos.
Segundo os médicos, operações desse tipo são extremamente complexas, com altos índices de mortalidade. "Em muitos casos como este, a criança tem uma deformidade cardíaca" explicou Ran Steinberg, chefe de cirurgia pediátrica do hospital. O gêmeo que nasceu morto tinha apenas duas pernas, pélvis, sistema digestivo, rins e as duas mãos, mas sem cabeça ou coração. O sobrevivente tinha todas as partes do corpo, segundo o hospital.
A mãe, uma mulher de 20 anos, deu à luz no final da semana passada em um hospital de Nazaré. Os gêmeos foram levados a Rambam para serem submetidos à cirurgia para separar a criança viva do seu irmão morto. A cirurgia de quatro horas foi realizada depois que os gêmeos foram submetidos a uma tomografia computadorizada para que os médicos pudessem compreender a sua estrutura anatômica complexa.
O hospital informou que "a vida do gêmeo sobrevivente estava em perigo devido à deformidade rara, bem como uma deformidade cardíaca grave. Os médicos estão lutando por sua vida" Por Daniela Santarosa / Clic RBS
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário